Não é apenas uma questão de estética, um capricho a mais na decoração. As cores oferecem diversos benefícios tornando os ambientes mais agradáveis e atrativos, influenciando diretamente nossas sensações e comportamentos.

Cromoterapia: conheça o guia de cores ideais para cada ambiente

Por isso, a cromoterapia é uma técnica que cada vez mais tem sido utilizada em projetos de arquitetura e decoração.  E o melhor de tudo: é muito mais fácil e prática de ser aplicada do que você imagina. Quer ver só? Continue a ler esse texto.

O que é cromoterapia?

A cromoterapia é um conjunto de estudos que analisa como os diferentes tipos de cores são aplicados em nosso dia a dia e nas interações sociais. Cada cor possui diferentes propriedades que afetam os nossos sentidos de forma particular, que podem auxiliar no relaxamento de tensões ou chamar nossa atenção para situações em que precisamos ficar mais em alerta.

Como aplicar a cromoterapia na decoração

Se você gostou dessa ideia, veja passo a passo como você pode aplicar a cromoterapia na decoração de sua casa. Vamos lá?

1º – Defina as cores para seu projeto

Antes de iniciar o projeto, você precisa conhecer um pouco mais sobre a diferença entre cores frias e quentes. As cores frias, como o azul, verde e o violeta são mais relaxantes e servem para tornar o ambiente mais calmo. Por isso são mais adequadas ao quarto ou a sala de estar familiar. Já as cores quentes proporcionam ação estimulante, sendo mais usadas em espaços de convívio social e de maior interatividade.

2º – Analise as propriedades de cada cor

Como vimos até aqui, as cores carregam propriedades únicas e que quando bem aplicadas, deixam a sua casa ainda mais funcional. Se você ainda está na dúvida de qual cor combinado com suas necessidades e o estilo de seu projeto, vamos te ajudar aqui. Veja os efeitos relacionados aos principais tons e que vão te auxiliar antes de tomar uma decisão:

Branco: promove sensação de amplitude;

Vermelho: desperta a sensação de entusiasmo, despertando a iniciativa e força de vontade;

Amarelo: ativa a atenção e a criatividade;

Laranja: cor ligada à autoestima, autoconfiança e a coragem;

Marrom: está ligado aos sentimentos de solidez e segurança;

Verde: promove o equilíbrio e renovação das energias;

Azul: alivia o estresse, melhora a qualidade do sono e promove a calma.

Rosa: cor ligada ao afeto, amor e gentileza.

3ª Distribua as cores ideais pelo ambiente

Agora que você já sabe as propriedades relacionadas às principais cores que são utilizadas nos projetos de decoração, é hora de distribuí-las melhor. Lembre-se de que o ideal é escolher uma combinação de cores que se aproxime da principal função de cada cômodo de sua casa ou apartamento. Para te ajudar nessa escolha, preparamos um guia com as cores consideradas ideais para cada ambiente:

Cozinha: um ambiente estimulante e que inspira criatividade. Combine detalhes em amarelo e laranja. Itens decorativos em marrom reforçam a sensação de segurança para as preparações do dia a dia;

Quartos: o nosso refúgio e lugar de descanso. Os tons frios são os mais indicados, dentre eles o azul, roxo, violeta e índigo;

Banheiro: para ambientes menores, tons de branco e bege proporcionam amplitude. Os tons de azul e verde claro são ótimos para atribuir sensação de acolhimento e conforto.

Sala de estar: é um ambiente que pode ser utilizado para os momentos de lazer e de convívio social. Para equilibrar muito bem esses dois atributos, uma dica é combinar cores como o branco, lilás, azul ou rosa que proporcionam essa sensação de aconchego com elementos decorativos em tons de amarelo, laranja e vermelho para um leve toque de estímulo nos momentos de interações com convidados, familiares e amigos nesse ambiente. Conta pra gente: você gostou de conhecer um pouco mais sobre a cromoterapia e como esse conceito faz toda a diferença na decoração? Com toques bem simples, você reforça o equilíbrio do seu lar, deixando todos os ambientes mais agradáveis!