Os ambientes integrados são cada vez mais tendência no mercado imobiliário, unindo especialmente sala de estar e cozinha. Essa abordagem não só cria uma sensação de amplitude para o espaço como promove maior interação entre os ambientes, abrindo novas possibilidades para o estilo e decoração do lar.

Para inspirar a decoração de sala e cozinha integradas, a seguir estão algumas dicas que vão transformar esses espaços em áreas de convivência acolhedoras e estilosas.

1. Paleta de cores coordenadas:

Escolha uma paleta de cores que flua harmoniosamente entre a sala e a cozinha, como tons complementares do círculo cromático. Opte por tons neutros e terrosos, por exemplo, para uma sensação de coesão, adicionando toques de cor com acessórios e detalhes decorativos – aqui podem entrar mesas, cadeiras e bancadas, e as louças que, além de úteis, servem como decoração do ambiente.

Definir a paleta de cores ajuda a harmonizar espaços integrados


2. Iluminação estratégica:

A iluminação desempenha um papel crucial na definição da atmosfera de qualquer cômodo, exercendo um poder que pode afastar ou aproximar os cômodos do seu lar. Combine luzes embutidas no teto com luminárias suspensas sobre a mesa de jantar e luminárias de piso na área de estar para criar diferentes zonas de iluminação e aconchego. Para a cozinha, siga a mesma estratégia, mas inclua pontos de iluminação mais diretos para facilitar o trabalho manual no dia a dia.

A iluminação torna o ambiente mais convidativo e acolhedor

3. Texturas e materiais harmoniosos:

Introduza texturas e materiais que unifiquem os espaços, como papéis de parede, porcelanato, tapetes e passadeiras, itens em madeira, metal e vidro. Por exemplo, você pode optar por uma bancada de cozinha em mármore claro, que harmoniza com uma mesa de centro de madeira clara na sala. Apesar de serem materiais distintos, os tons similares promovem união e harmonia entre os ambientes, tornando-os complementares.

Um quebra-cabeça? Mas apesar de difícil, ver as peças se encaixando traz um ar divertido ao ambiente

4. Aproveite as paredes:

Use as paredes como uma tela em branco para expressar sua personalidade. Pendure obras de arte ou prateleiras flutuantes para exibir objetos decorativos e plantas, adicionando profundidade e interesse visual aos ambientes. Aposte em peças parecidas, mas não idênticas, para compor espaços com detalhes que, apesar de diferentes, dialogam entre si.


Se você é fã de culinária, mande ilustrar alguns pratos favoritos para usar na sala ou cozinha

#DicaDaEZ: para quem gosta do conceito integrado, mas não quer tanta exposição entre um cômodo e outro, vale buscar uma separação mais sutil entre a sala e a cozinha. O uso de divisórias leves, como estantes vazadas ou biombos, permite a passagem de luz e uma decoração personalizada, sem tirar a sensação de amplitude do espaço.

Ao seguir essas dicas de decoração, é possível transformar a sala e cozinha integradas em espaços convidativos e funcionais, onde você, sua família e amigos poderão desfrutar de momentos memoráveis. Experimente diferentes combinações e elementos para criar uma atmosfera única, mas que reflita seu estilo de vida e personalidade.

#DicaDaEZ #Decoração #DesignDeInteriores #EZTEC