Com a aproximação do fim do ano, os passeios aos fins de semana em família ganham a rotina das pessoas. Afinal, cultura e entretenimento nunca são demais, não é mesmo? São Paulo concentra uma série de programas diferenciados e de qualidade para relaxar, se divertir e aprender. A EZTEC apresenta dicas de quatro passeios para aproveitar a cidade em bairros tradicionais, com histórias grandiosas e atrações únicas.

Ipiranga

O Museu do Ipiranga, recentemente reinaugurado após longo tempo fechado para reforma, é a principal atração do bairro do Ipiranga. Maior, mais acessível e repleto de inovações tecnológicas, o museu conta com 3,7 mil peças, com 353 delas multissensoriais, permitindo interações táteis e olfativas – há salas com cheiros, além de material em braile. A maioria dos objetos é dos séculos 19 e 20, mas há também peças mais antigas, do período Brasil colônia. O Novo Museu do Ipiranga também teve restaurado o Jardim Francês, em frente ao Edifício-Monumento. A obra incluiu restauração de toda a área construída e do paisagismo, reforma do espaço da antiga administração para instalação de um restaurante, criação de infraestrutura para food bikes, restauro e modernização da iluminação pública, requalificação das vias de acesso (inclusive com equipamentos de acessibilidade), reativação da fonte central e recuperação de duas fontes presentes no projeto original do jardim, destruídas na década de 1970.

Moema

Para quem ama momentos de paz apreciando a natureza, o Parque das Bicicletas, inaugurado em 2000, é uma ótima alternativa. Trata-se de um verdadeiro reduto verde de mais de 44 mil m² no cruzamento das av. Indianópolis e Ibirapuera. Apesar do nome, o lugar permite a prática de vários esportes ao ar livre, e não apenas esportes sobre duas rodas. Aberto diariamente das 6h às 22h, o local tem estacionamento de segunda a sexta-feira, no horário entre 6h e 17h.

Vila Mariana

Os entusiastas pela arte do cinema não podem deixar de visitar a Cinemateca. A história da instituição tem início em 1946, no antigo matadouro municipal de São Paulo. Possui o maior acervo da América do Sul, formado por cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema, como fotos, roteiros, cartazes e livros, e outros. Com o objetivo de dar acesso ao acervo de filmes e documentos não fílmicos, em âmbito nacional e internacional, a Cinemateca Brasileira possibilita às instituições parceiras o empréstimo de suas cópias de difusão para exibições públicas. Os edifícios foram reformados preservando-se a arquitetura original e hoje são tombados como patrimônio histórico da cidade. No espaço funcionam as salas de cinema, a biblioteca e um amplo jardim aberto à visitação pública.

Mooca

Muitas memórias no Museu da Imigração, que preserva toda a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, proporcionando um encontro entre todas essas histórias e as pessoas. É o caso dos italianos, que vieram para o nosso país e deixaram muitas marcas, política e cultura. No museu, você consegue entender todo o processo da imigração italiana e de vários outros povos que chegaram aqui.

E aí, já escolheu o passeio que vai realizar com a família?