Hoje em dia, é normal que as pessoas utilizem a varanda como extensão de um determinado cômodo. Por isso, ter uma varanda em casa tornou-se um requisito importante na hora de adquirir um imóvel. A varanda em apartamento é a queridinha do momento, pois possibilita aos seus moradores transformá-la totalmente, criando um ambiente descolado e novo.

como-decorar-a-varanda-do-seu-apartamento

Veja abaixo três opções de como decorar a sua varanda em apartamento.

Varanda com churrasqueira

Varanda em apartamento com churrasqueira é um desejo tipicamente brasileiro. Reunir familiares e amigos, de preferência ao redor de uma mesa cheia de comidas, é garantia de bons momentos para qualquer pessoa. É importante que você tenha um ambiente funcional e aconchegante para a construção da churrasqueira em varanda. Para quem tem apartamentos grandes, o espaço não será problema.

Para quem tem um imóvel menor, no entanto, a dica é usar a cozinha e até mesmo utilizar ímãs para guardar as facas e as tábuas.

Não é necessária uma churrasqueira grande de alvenaria para receber os amigos. Caso seu espaço seja pequeno, opte por churrasqueiras portáteis e elétricas. A coifa se torna indispensável para evitar que a fumaça se espalhe por toda a casa.

Varanda com jardim vertical

A primeira dica é obter uma estrutura que mantenha as plantas fixas na parede da varanda. Você pode optar por adotar uma estrutura de madeira ou metal, dependendo do seu gosto pessoal. É importante deixar um espaço entre a estrutura e a parede para que o ar possa passar e para que não haja umidade.

Em um segundo momento, escolha as plantas de que você mais gosta. Além de melhorar a sensação de bem-estar do ambiente, a iniciativa o tornará muito mais alegre. Por isso, escolha muito bem as cores e o tamanho das plantas para que o jardim fique vistoso e perfeito.

Varanda multiúso

A varanda multiúso é uma das melhores estratégias utilizadas para deixar o ambiente ainda mais agradável. Para isso, é necessário unir a sala com a varanda, o que aumentará a área e deixará o ambiente mais harmonioso. Para economizar, você pode usar os mesmos acabamentos em ambos os cômodos, valorizando e deixando o local visualmente unificado. 

Procure colocar na varanda flores, estantes, mesinhas ou sofás para criar um ambiente perfeito para receber os amigos e familiares.

Caso você opte pelo jardim vertical, veja mais dicas de como criar um jardim particular em casa.