Integrar ambientes é uma prática cada vez mais comum em projetos arquitetônicos. A tendência começou com a já famosa cozinha americana, que unia o cômodo à sala. Agora, a aposta é integrar sala e varanda, dando amplitude e luminosidade aos espaços.

Mas será que a saída é realmente uma boa ideia? Quais as vantagens e desvantagens de integrar sala e varanda? Veja nesse post os prós e os contras da alteração arquitetônica e identifique qual a melhor opção para o seu apartamento.

vale-a-pena-integrar-sala-e-varanda

Obra

Se optar pela integração, é importante que a varanda seja isolada do ambiente externo, para que sua sala não fique exposta a intempéries, como vento, chuva, sol, e até mesmo à sujeira da rua.

Geralmente, o fechamento é feito com janelas ou placas de vidro. O ideal é que esse envidraçamento seja realizado com material laminado ou vidros tratados, que reduzem a transmissão de calor e a propagação do som.

Espaço

Um dos principais motivos para se unir varanda e sala é este: o ganho de amplitude. A sala ganha mais área livre, o que faz muita diferença para quem gosta de receber amigos e familiares. Afinal, espaço é um fator importante para quem quer recepcionar os convidados com total conforto.

Versatilidade

Quer integrar os espaços e ganhar amplitude, mas não simplesmente fazer uma extensão da sala? A varanda é um cômodo versátil, que dá inúmeras possibilidades de harmonização.

Cantinho de leitura, sala de jantar, espaço para jogos, home office e área gourmet são algumas das opções que podem deixar o seu lar ainda mais personalizado.

Luminosidade

A integração entre varanda e sala é bastante vantajosa no quesito luminosidade. Como a varanda é uma área externa, recebe maior incidência de luz solar, o que, consequentemente, deixará todo o espaço mais iluminado.

Privacidade

Com a integração, a sala ganha maior visibilidade, portanto, é preciso cuidado para não perder a privacidade, principalmente se onde você mora a distância entre os edifícios for pequena.

Afinal, uma coisa é seu vizinho ter a visão da sua área de lazer, outra é ver você no conforto da sua sala assistindo à televisão, certo? Assim, para garantir a privacidade, instale cortinas e persianas nas janelas – o que também ajuda a reduzir a incidência de luz e calor na sala.

Modernidade

Se você é uma pessoa antenada a novidades e tendências, a integração é uma alternativa que reflete uma das principais apostas do mercado de decoração.

E não é só isso: além de dar um ar mais moderno ao ambiente, a reforma valoriza o apartamento e o deixa mais interessante para o mercado imobiliário.

Isolamento Térmico

Com a integração dos ambientes, a sala fica mais exposta ao sol. Portanto, é preciso mais cuidado na escolha dos móveis e das cortinas, para que esses materiais não se desgastem facilmente.

Além disso, como a maioria das varandas são envidraçadas, a sensação térmica na residência aumenta, o que pode causar algum desconforto, principalmente no verão – lembre-se de que o vidro é condutor de calor.

Nesses casos, o mais interessante é utilizar um vidro especial, que permite a passagem de luz, mas bloqueia o calor. Cortinas e persianas também podem ser alternativas interessantes para esse problema.

Isolamento Acústico

Quando separada da varanda, a sala possui um isolamento acústico maior. Ao abrir o ambiente, barulhos como buzinas, movimentação das ruas e até mesmo conversas dos vizinhos podem chegar ao apartamento.

Para se livrar desses ruídos, o recomendável é a utilização de vidros com isolamento acústico, que diminuem a entrada e a saída de som.

Integrar ou não?

Com as considerações acima em mente, a resposta para decidir se a integração é uma boa alternativa ou não, está no estilo de vida e nos interesses do morador.

Ainda está em dúvida? Saiba que é possível chegar a um meio-termo com portas de correr e folhas de vidro móveis, que permitem modular a integração conforme o interesse do momento.

Gostou das dicas? Fique de olho em nosso blog que vem muito mais sobre moradia e espaços integrados por aqui!