Se tem uma planta que tem caído no gosto dos brasileiros são aquelas de conceito aberto, onde sala de jantar, cozinha e sala de estar ficam em um único ambiente integrado e sem paredes. Mas quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de planta? Aprenda com a gente!

Dicas para uma casa conceito aberto mais dinâmica e funcional

O que é conceito aberto?

O Conceito Aberto busca transmitir uma sensação de liberdade ao morador, permitindo que ele faça diversas coisas ao mesmo tempo, como preparar o jantar e manter o contato com seus convidados na sala de estar ou de jantar, ou até mesmo olhar as crianças, por exemplo.

O conceito surgiu por volta dos anos 1990, nos imóveis de estilo industrial, que na sua maioria eram antigos galpões. Em seguida, o conceito começou a espalhar pelos Estados Unidos e outros países, fazendo com que suas principais características fossem surgindo: a demarcação dos ambientes conforme a disposição dos móveis, a visualização do ambiente como um todo e integração completa da casa.

Vantagens do conceito aberto

O conceito aberto possui várias vantagens, mas com toda certeza uma das maiores é a estética. Quando você adota o conceito aberto, o ambiente ganha amplitude e parece maior.

Além disso, por permitir uma visão global, o conceito é ideal para quem gosta de receber pessoas, pois é possível estar na cozinha e conversar com os convidados na sala, por exemplo. Ou, para famílias que gostam de estar juntas, mesmo quando estão em atividades diferentes.

Desvantagens do conceito aberto

Quem quer adotar o conceito aberto deve ter em mente que a organização é essencial, afinal, tudo vai estar à vista e não vai ser possível esconder a bagunça apenas fechando uma porta. Por isso, é importante investir em itens como armários planejados, cestos, caixas e espaços inteligentes de armazenamento.

Dicas para quem quer ter um apartamento com conceito aberto

Lembre-se que para a planta de casa conceito aberto maior é bem interessante integrar até mesmo mais espaços como a uma varanda gourmet ou mesmo um mezanino, deixando seu modelo de casa conceito aberto ainda mais confortável, dinâmico e funcional.

Separamos algumas dicas bem legais para decorar sua casa com conceito aberto e trazer funcionalidade ao seu lar:

  • Utilize o mesmo piso em todo ambiente para dar a sensação de unidade e ampliar o espaço;
  • Elabore uma decoração para os ambientes integrados que “conversem” entre si, trazendo mais harmonia aos espaços;
  • Não é necessário que todos os móveis e cores sejam exatamente iguais, mas é importante que eles tenham estilos que se complementem;
  • Use móveis como aparadores, sofás e bancadas para dividir os ambientes;
  • Armários planejados e coifa são itens essenciais para manter a cozinha organizada e evitar bagunça e cheiros em outros ambientes;
  • Na hora de montar o layout da sua casa conceito aberto lembre-se de garantir um espaço de circulação agradável não comprometendo a passagem.