Saiba os 5 passos para tornar uma casa inteligente

O conceito de casa inteligente, que já está consolidado em outros países, tem ganhado força no Brasil. A segurança da família e a comodidade são alguns dos aspectos que incentivam a compra de aparelhos eletrônicos no país. A dúvida que fica é: quais são os primeiros passos para que possamos tornar o lar automatizado?

Você sabe o que é uma casa conectada?

O lar passa a funcionar a partir de comandos e programações com o auxílio de dispositivos inteligentes com tecnologia IOT (Internet das Coisas). Dessa maneira, é possível configurar algumas ações de acordo com horário, data, localização dos moradores ou ativação de sensor de movimento, por exemplo.

Conheça os 5 passos para tornar a sua casa inteligente:

1 – Dispositivos por comando de voz

A maioria das pessoas já utilizou, ao menos uma vez na vida, o comando de voz para realizar pesquisas no smartphone. Este recurso se popularizou entre os principais dispositivos do mercado e hoje é possível controlar diversas ações. O recurso garante praticidade no dia a dia, dentro da expectativa por inovações que as pessoas apresentam. Atualmente, é possível acionar aparelhos de som, ar-condicionado, televisão, amplificador de som para home theater, além de reconhecimento de comandos simples para ambientações, como criar no quarto um clima de cinema, por meio de um sistema inteligente de iluminação. O comando de voz é essencial dentro de uma casa inteligente.

2 – Sensores de presença

Os sensores de presença são itens que contribuem muito com a segurança do lar, identificando possíveis movimentos estranhos. São muito procurados por pais com filhos pequenos ou por quem tem idosos em casa. Assim, é possível monitorar cada passo dos familiares, inclusive, remotamente com controle total via smartphone ou tablet. O dispositivo também contribui para a economia de energia elétrica, pois é possível instalar o sensor pela casa e configurar os itens para acender a luz quando houver aproximação.

3 – Recursos de automação

A automação residencial é um recurso muito utilizado por aqueles que desejam monitorar o lar remotamente. Trata-se de um dos principais processos para tornar a casa smart. Por meio dessa funcionalidade, é possível comandar de maneira remota, usando smartphones ou tablets, os aparelhos presentes na residência. Assim, portas, janelas e persianas podem ser controladas a partir da tecnologia, o que garante mais segurança aos moradores.

4 – Fechadura digital

Quem nunca esqueceu as chaves de casa e teve transtornos no retorno? Esse e outros problemas são solucionados com a instalação de fechaduras digitais. Além de facilitar a abertura da porta, esse tipo de acesso torna a residência ainda mais segura. É possível inserir uma senha pessoal, restringindo o acesso à casa. A instalação é rápida e pode ser realizada em portas que abrem para dentro ou para fora, com maçaneta na esquerda ou na direita. Os modelos de sobrepor podem ser instalados sem que haja a necessidade de retirar a fechadura atual, por exemplo. Alguns dos modelos contam ainda com alarmes, que são acionados em eventuais arrombamentos.

5 – Recursos sustentáveis

Naturalmente, associamos o conceito de casa inteligente aos aparelhos eletrônicos, porém recursos sustentáveis se enquadram também nessa frente. O uso de painel solar, para aproveitar a luz do dia e economizar energia ou um sistema de reutilização de água compõem uma casa inteligente. Assim, o morador terá economia financeira e contribuirá para a preservação do meio ambiente.

Agora que você já sabe os cinco passos para tornar a sua casa inteligente, mãos à obra!