Mudar o visual da casa, tornando os ambientes mais organizados e facilitando as atividades do dia a dia é mais simples do que se imagina, sem necessidade de grandes reformas. No entanto, é necessária uma mudança de comportamento. Para aprender a organizar o lar de maneira econômica e eficiente, separamos dicas práticas e que farão toda a diferença.

quatros-passos-para-manter-o-lar-organizado

Criar rotina de organização. Ao iniciar o processo de mudança de comportamento, é fundamental criar a cultura de guardar no devido lugar tudo o que foi retirado. Por isso, vale a pena investir em porta-canetas e divisórias para gavetas, por exemplo, com o intuito de manter objetos similares próximos, facilitando a localização e a devolução natural das coisas ao seu devido lugar.

Aposte em organizadores com vários andares. Quanto menor o ambiente, maior a necessidade de limitar o espaço para manter a organização. Portanto, vale investir em organizadores que mantenham os itens visíveis, facilitando as tarefas do dia a dia.


Aproveite as zonas mortas da casa. 
Há espaços na casa que ficam sem uso, como o vão sob os degraus de escadas. É possível projetar uma estante com prateleiras, ideais para livros, por exemplo. Outro ambiente que poucas pessoas aproveitam são os espaços livres dos armários, em que é possível instalar suportes para copos ou xícaras de café.


Lavanderia compacta.
 Muitos reclamam do pouco espaço na lavanderia, mas sempre há soluções para quem usa o ambiente de maneira inteligente. Há prateleiras bem compactas, que se encaixam no vão entre a máquina de lavar e a parede, por exemplo, indicadas para colocar sabão em pó, amaciante e outros produtos.

A partir dessas quatro dicas, ficará fácil manter a casa organizada e com acesso rápido e prático a tudo que é necessário no dia a dia. Agora, mãos à obra!