O pergolado de madeira é uma tendência que chegou para ficar, uma excelente opção para renovar ambientes como a varanda ou a cobertura do seu apartamento, proporcionando um toque de beleza, sofisticação e versatilidade!

Quer saber mais detalhes? Então venha conferir as dicas que separamos para você. Inspire-se e mãos à obra!

O que é o pergolado?

O pergolado é uma estrutura produzida em colunas e vigas paralelas e vazadas, geralmente em madeira, amplamente utilizado para a cobertura de espaços na área externa. Uma curiosidade, a palavra “pergolado” é uma variação do latim e significa “cobertura protetora”. Interessante, não é mesmo?

A sua origem vem da Itália. Usado inicialmente como suporte e proteção ao cultivo de parreiras de uvas, com o passar do tempo, deixou o campo e conquistou espaço no universo da decoração ao redor do mundo!

Quais as madeiras ideais para o pergolado?

O pergolado de madeira é o mais comum, resistente e que combina com praticamente todos os estilos de decoração. No entanto, alguns cuidados precisam ser levados em conta, já que se trata de uma estrutura que ficará exposta à chuva, sol e vento. A madeira teca é uma das opções mais recomendadas, exatamente pela capacidade de se adequar às variações do clima e aos efeitos do tempo. Mas você também pode incluir na sua lista ipê, jatobá, peroba, itaúba, maçaranduba, pitomba e o tradicional cedro como madeiras que podem ser usadas com segurança no seu pergolado.

Como utilizar o pergolado de madeira no apartamento?

Como você viu até aqui, o pergolado combina perfeitamente com áreas externas e são muitas as funcionalidades que vão deixar os ambientes do seu apartamento ainda mais incríveis. Olha só:

  • Cantinho do descanso

Nada melhor do que, após um dia de trabalho, estudo ou muita correria, chegar em casa e ter um lugar para descansar, meditar ou ler um livro, ouvir sua playlist favorita, certo? Um pergolado bem inserido na decoração pode lhe proporcionar tudo isso. Pense naquele cantinho da sacada e faça dele seu sossego. É importante que a iluminação seja bem suave, você pode instalar trilhos com spots para criar um clima mais intimista. E se preferir é possível fechar as laterais com portas de vidro para tornar seu cantinho ainda mais perfeito!

  • Jardim vertical

Para quem curte jardins, essa é uma excelente dica para embelezar seu pergolado de madeira. Aposte em plantas trepadeiras e flores coloridas para a estrutura. Não se esqueça de avaliar a incidência de sol sobre as plantas e escolha as espécies que melhor se adaptarão ao espaço. E tome cuidado: faça vistorias periódicas para detectar pragas que podem causar danos à estrutura. Na dúvida, procure por profissionais especializados para auxiliar nesse processo.

  • Terraço gourmet

O terraço gourmet é uma ótima opção para os momentos de lazer, confraternização com a família ou para um bom churrasco com os amigos. Para deixar esse canto ainda mais funcional, a dica é utilizar uma cobertura no pergolado de madeira que permita a passagem de luz natural, mas que também proteja da chuva e do frio, permitindo a utilização mesmo em dias como esses. Você ainda pode transformar esse local em uma extensão de sua cozinha, aproveitar a churrasqueira para vivenciar momentos especiais. Viu como é fácil deixar o seu apartamento ainda mais aconchegante e funcional? Invista nessa ideia e aproveite o melhor do pergolado de madeira para o seu espaço.