Cada tonalidade e sua respectiva cor emitem uma vibração que afeta o corpo e a mente de cada pessoa, remetendo a experiências e a histórias pessoais. Essas vibrações são captadas pelo subconsciente e podem influenciar as nossas ações e emoções.

Por isso, a cada ano, o Instituto de Cores Pantone realiza uma pesquisa para escolher a cor do ano.

Mas você sabe como é definida a cor do ano?

pantone-19-4052-classic-blue-cor-do-ano

O que é a Pantone?

O Instituto de Cores Pantone é uma empresa criada em 1962 por Lawrence Herbert, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos. Pantone é mundialmente reconhecida por seus sistemas de cores, muito utilizados pela indústria gráfica mundial. A ideia do sistema Pantone é escolher as cores desejadas e transformá-las em números para especificar de que forma será realizada a impressão do output.

Por que e como é escolhida a cor do ano?

Desde os anos 2000, a Pantone escolhe a cor para ser o tom do ano. A escolha da cor do ano é feita com base em pesquisas, que o próprio Instituto faz, para entender as emoções culturais de cada época. Além disso, os tons são escolhidos para traduzir possíveis conflitos e vitórias da época, visando encontrar um ponto de equilíbrio. Aqui, entra a psicologia das cores para tentar traduzir essas sensações.

Em 2016, por exemplo, as cores escolhidas foram a Rose Quartz Serenity para amenizar a atmosfera de violência e a tensão que existiam no mundo. A combinação das cores ajudam a criar uma sensação de paz e segurança, que proporcionará tranquilidade para o cérebro das pessoas.

A cor do ano de 2020

O tom azul representa segurança e tranquilidade. Por isso, a Pantone escolheu a Classic Blue 19-4052 como a cor do ano, pois é uma cor sólida, que transmite confiança e expressa verdade, fé e consistência.

Escolhida para 2020, essa nuance de azul costuma ser associada também com clareza e introspecção. A sua utilização na decoração pode promover concentração e organização dos pensamentos, estimulando um maior equilíbrio em sua casa. Se quiser entender mais, acesse: https://www.pantone.com/color-intelligence/color-of-the-year/color-of-the-year-2020.