As férias estão chegando ao fim e a criançada começa a se despedir dos dias de lazer para voltar à rotina normal. Embora os pequenos estejam empolgados, é necessário prepará-los para o retorno. Por isso, listamos algumas dicas:

organize-se-para-a-volta-as-aulas
  • Volte aos horários habituais: durante as férias, as crianças costumam acordar mais tarde. É recomendado voltar ao horário normal uma semana antes do retorno às aulas para ajudar os pequenos a iniciar o período escolar com o máximo de energia.
  • Participação nos preparativos: permita que a criança acompanhe e interaja com a volta às aulas, contribuindo na escolha do material escolar, na organização da mochila, entre outras atividades.
  • Converse: não importa qual seja a idade do filho, é importante explicar que em breve ele voltará ao ambiente escolar. Desta forma, ele ficará mais seguro durante o retorno.
  • Novo ambiente de estudo: caso seja a primeira experiência na escola ou mudança de ambiente escolar, prepare seu filho para a temida fase de adaptação. Uma das alternativas é levar a criança para conhecer o novo espaço de estudo antes do início do ano letivo. E mantenha o diálogo próximo, sobretudo ao longo dos primeiros dias.
  • Atenção aos problemas: o seu pequeno já teve problemas de relacionamento no passado? Se a resposta for afirmativa, é necessário orientá-lo e mostrar a importância de respeitar as diferenças e opiniões dos outros colegas.

Já começou a preparação? Essa é a hora!