Certamente você já montou sua árvore de Natal, não é mesmo? A gente sabe que, quando o fim de ano vem chegando é difícil conter a ansiedade, principalmente para quem tem criança pequena. A cada ano, a decoração de Natal vem sendo montada mais cedo no comércio e nas ruas da cidade. E isso também se reflete na casa da gente. Mas ainda dá tempo de inovar, afinal o espírito de Natal vai muito além do pinheirinho iluminado. Quer ver só? Preparamos aqui cinco dicas que vão tornar a decoração de Natal de sua casa ainda mais charmosa e bonita.

Decoração da sala para o Natal

Almofadas de temas natalinos podem substituir as que você usa tradicionalmente no sofá. Isso dá um charme especial ao ambiente. As cores verde, vermelho e branco devem dar o tom da decoração natalina. Escolha alguns lugares da sala – uma prateleira da estante, a mesa de centro, um cantinho do aparador – e distribua por ali enfeites bem variados e coloridos: ursinhos, renas ou bonecos de neve de pelúcia ou um presépio estiloso são boas pedidas. Sem falar nas imagens do próprio Papai Noel, é claro.

Decoração da mesa posta de Natal

Na mesa de jantar, coloque um caminho de mesa temático. Faça um arranjo com flores, velas, pinhas, galhos de pinheiros e frutas da estação.

Mas se você vai receber a família e os amigos para a ceia ou o almoço do dia 25, pode caprichar ainda mais. A toalha, por exemplo, faz toda a diferença na composição da mesa posta de Natal. Para não errar, aposte nas opções clássicas, brancas ou vermelhas, em tecidos lisos ou com estampas discretas.  A escolha das louças também é um passo importante! Para deixar a mesa mais criativa, você pode escolher peças com estampas temáticas, mas desde que sejam suaves. Copos e taças em tons de vermelho e verde escuro ou dourado também podem dar um toque especial

Decoração do quarto das crianças para o Natal

No quarto das crianças, uma boa dica é trocar as colchas do dia a dia por outras com temas de Natal. Você pode decorar a escrivaninha com uma árvore de Natal pequenina, de mesa. E o mais importante e simbólico: não se esqueça das tradicionais meias natalinas ou gorros de Papai Noel que devem ser pendurados nas maçanetas. Lembre-se que você um dia já foi criança e que sonhar não tem preço.

Decoração da varanda para o Natal

Luzinhas na varanda dos apartamentos hoje em dia são quase que obrigatórias. Alguns prédios padronizam a decoração enquanto outros dão liberdade ao morador. São várias as opções oferecidas no mercado: sequências de LED que acompanham o contorno de janelas ou do parapeito, cascatas, lâmpadas coloridas, brancas ou azuis, pisca-pisca ou sequenciais. Escolha a sua preferida, mas, aqui, vale tomar um cuidado: nada de abusos e misturas de cores e estilos. Ah! E siga rigorosamente as instruções dos fabricantes para uma instalação segura.

Decoração do hall para o Natal

O hall de entrada é o seu cartão de visita. Portanto não se esqueça da guirlanda na porta. Se o seu apartamento tiver acesso exclusivo, pode caprichar ainda mais!  Decore o aparador com um arranjo natalino, a figura de Papai Noel ou mesmo uma árvore de Natal de mesa. Isso vai contagiar quem chegar com o clima natalino, antes mesmo de entrar em sua casa.