A cozinha gourmet se tornou um dos ambientes do lar mais aconchegantes e sociais entre as famílias. Nada melhor do que manter esse espaço organizado e com muita funcionalidade, garantindo praticidade e comodidade para as atividades gastronômicas. A EZTEC preparou algumas dicas práticas para tornar o ambiente ainda mais inteligente e agradável para todos. Confira abaixo:

Mobília específica

Há uma diversidade enorme de opções de decoração para cozinhas gourmet. Porém, há certo padrão que é indicado ser seguido para qualquer que seja o projeto. Uma das peças fundamentais, que não pode faltar em nenhum espaço gourmet, é a pia de mármore, que permite a limpeza de forma mais prática e melhor posicionamento de alguns utensílios. No momento de escolher as cadeiras, não são indicados os modelos estofados de pano. Além de serem mais suscetíveis a manchas, o material também absorve o cheiro da fumaça, deixando aquele odor nada agradável. O mais recomendado é que sejam escolhidas opções mais rústicas, pois além de absorverem o cheiro da fumaça, garantem um toque charmoso.

Aposte em móveis multifuncionais

Os móveis multifuncionais são os grandes aliados para quem procura praticidade e otimização do espaço. Portanto, optar por móveis que ofereçam mais de uma função é sempre um caminho inteligente para a composição da cozinha gourmet. Mobílias que são equipadas com vários compartimentos e gavetas para guardar facas, garfos e utensílios em geral podem ser ótimas possibilidades. A bancada é um exemplo perfeito de móvel multitarefa. Ao mesmo tempo em que serve de mesa para refeições, pode funcionar como armário, já que existem muitas opções de bancadas com armários acoplados no mercado, e até mesmo como apoio para cortes de carnes ou outros alimentos.

Planejamento do espaço

Um dos principais pontos que devem ser observados na organização da cozinha gourmet é em relação à disposição dos móveis. Planejar o mobiliário é algo altamente estratégico. A dica é ter a consciência do espaço total que se tem disponível. Evitar acumular muitas cadeiras, mesas ou móveis no espaço é essencial para manter a harmonia da cozinha do ponto de vista estético e funcional. É necessário deixar o ambiente respirar. Caso a área gourmet apresente metragens reduzidas, uma alternativa é substituir cadeiras por pequenos banquinhos, conferindo, inclusive, um ar mais moderno ao espaço!

Seja criativo!

O toque final para ter um ambiente agradável para receber familiares e amigos é a decoração do espaço. Esse é o momento em que a criatividade deve aflorar. Optar por plantas, pequenas hortas, quadros, panelas ou tábuas para pendurar na parede são sempre alternativas de bom gosto. São infinitas as possibilidades para transformar a cozinha num cantinho que seja singular e que transmita a personalidade dos moradores.