A CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), famoso entreposto na Vila Leopoldina, não leva fama só por vender itens de feira.

O local atrai visitantes, claro, pela boa oferta de pescados e hortifrúti, mas também pela feira de flores e pelos festivais gastronômicos.

Confira cinco motivos para visitar o local.

confira-5-motivos-para-visitar-a-ceagesp

Feira de Flores

Os principais galpões que vendem plantas, flores e artigos de jardinagem não estão na Vila Leopoldina à toa: eles ficam próximos à CEAGESP, que reúne inúmeros fornecedores de espécies variadas de plantas, com preços mais acessíveis.

A Feira de Flores precisou ser transferida para a madrugada, devido ao intenso tráfego de caminhões durante o dia. Ela recebe o público de terça e sexta, das 00h01 às 9h30, e de segunda e quinta, das 2h às 14h – mas, nesses dias, os permissionários costumam encerrar as vendas às 10 horas.


Varejão

O varejão ocorre no entreposto desde 1979. Os vendedores oferecem ao consumidor final produtos frescos, como frutas, legumes, verduras, pescados, ovos e cereais, além de pastéis, salgados, bolos e lanches.

O varejão ocorre às quartas, das 14h às 22h, aos sábados, das 7h às 12h30, e aos domingos, das 7h às 13h30.


Pescados

Em uma área de 27 mil m², são comercializados diariamente, em média, 200 toneladas de peixes e frutos do mar de mais de 90 espécies – dos quais 90% são de água salgada.

Para encontrar os produtos frescos, é preciso disposição: a feira ocorre de madrugada. O Pavilhão dos Pescados funciona de terça a sábado, das 2h às 6h.


Festival de Sopas

Foi o primeiro evento gastronômico que a CEAGESP recebeu – começou em 2009, em comemoração aos 40 anos do entreposto.

O sucesso foi tanto que o festival passou a ocorrer anualmente, sempre de maio a agosto. Entre as sopas oferecidas, faz sucesso absoluto a de cebola, já clássica na CEAGESP.


Festival do Pescado e Frutos do Mar

Chegou no encalço do Festival de Sopas – e também fez sucesso. De fato, a procura foi tanta que o festival anual foi estendido e agora ocorre durante seis meses. O Festival clássico ocupa a CEAGESP de setembro a dezembro, enquanto a edição de verão acontece em janeiro e em fevereiro.

Ideal para um almoço, os festivais oferecem pratos fixos, como a paella e os camarões assados, e outras receitas que mudam semanalmente. Paga-se um preço fixo para se ter acesso ao bufê (sobremesas e bebidas são cobradas à parte).