04 dicas para organizar a estante de livros e torná-la funcional e decorativa

Uma estante de livros é um móvel essencial para quem tem como hobby ler e buscar se enriquecer com novos conteúdos. Além de funcional, a estante pode ser um importante item decorativo para o ambiente. É nesse cantinho em que estarão concentrados preciosidades e itens importantes que fizeram parte de algum momento da vida da pessoa. Por isso, deve ser tratado com muito zelo. Pensando nisso, separamos algumas dicas para organizar este móvel de maneira inteligente, visando conservar os títulos, sem deixar de lado o aspecto estético.

1 – Gêneros e temas

Uma dica simples para começar a organizar a estante do apartamento é separar os livros por gêneros e temas. Dessa forma, poderá encontrar com mais rapidez o título desejado, além de evitar desorganização, uma vez que é sabido onde é necessário inserir o livro. Outra opção seria organizar por ordem alfabética ou por autores.

2 – Adeus aos antigos

Quem tem o hábito de ler com frequência acaba sempre comprando dezenas de livros ao longo do ano. Muitas vezes, com o passar do tempo, há certo acúmulo de títulos, o que pode tornar a disputa por um espaço na estante ainda maior. Doar alguns destes livros é o melhor caminho, abrindo vagas para novos exemplares que, substituindo os já desgastados ou repetidos, podem dar um tom diferente na decoração.

3 – Por tamanho

Já para quem prioriza a organização por simétrica, a ideia de decoração é posicionar os livros na estante de acordo com o tamanho dos exemplares. No entanto, é preciso atenção: os livros maiores são mais pesados e exigem um reforço da prateleira para que a quantidade de volumes não prejudique a estrutura do móvel. 

4 – Ponto decorativo

Uma estante de livros pode ser transformada em um excelente artigo decorativo para destacar o ambiente. Explorar a posição e as cores dos itens neste móvel é um ponto que ajuda a chamar atenção. Portanto, organizar os livros por tons é algo que funciona muito bem, uma vez que cria um visual harmônico. Guardar as obras em orientações diferentes e utilizar outros tipos de objetos também pode atribuir charme à composição.

Com essas dicas, você está mais do que preparado para tornar a biblioteca pessoal um cantinho organizado, funcional e decorativo!