A pintura das paredes pode ser uma forma de tornar a decoração de um cômodo mais descolada e criativa. Seja pela combinação de vários tons, seja pela aplicação de texturas especiais, como o efeito lousa.

Antes, comum no quarto das crianças, para entreter e divertir os pequenos – e evitar os rabiscos na porta dos armários e nas paredes – o efeito lousa hoje vem sendo utilizado cada vez mais em todos os ambientes da casa: na sala, no bar, nos quartos, no escritório e até na cozinha.

Além de dar um toque especial à decoração, o efeito lousa é muito prático. Anotar lembretes do trabalho, a lista de compras ou o cardápio do dia são alguns exemplos de suas funcionalidades. Mas você sabe como fazer o efeito lousa? E como aproveitá-lo da melhor forma na sua casa?  

Reunimos aqui dicas para você usar o efeito lousa da forma correta, soltar a imaginação e deixar a decoração dos ambientes ainda mais charmosa e com seu jeito. Confira, então, e mãos à obra.

Saiba como dar um toque a mais aos ambientes da casa

Como aplicar o efeito lousa?

Para começar, separe todo o material de que você vai precisar: plástico, jornais ou papelão para proteger o chão e os móveis, fita crepe para marcar a área de pintura e cobrir rodapés e maçanetas, luvas, óculos, pincel, rolos de espuma, lixas (de preferência as de número 180), bandeja e mexedor de tintas.

Antes de começar a pintar, é preciso preparar a superfície da parede. Lixe para nivelar e remover a tinta anterior. Depois passe um pano úmido para tirar o pó e espere secar por pelo menos 40 minutos, antes de começar a pintar.

Para preparar a tinta do efeito lousa, siga as instruções que constam da embalagem. Coloque na bandeja e, quando estiver diluída, passe o rolo com o cuidado de que ele fique uniformemente molhado. Ao passar na parede, o movimento deve ser sempre de baixo para cima, do chão para o teto. Passe a segunda demão após quatro ou cinco horas.  E atenção: espere pelo menos cinco dias para fazer as primeiras inscrições na lousa, para que a pintura se consolide. Para escrever ou desenhar, utilize apenas giz e um pano úmido para apagar.

Dicas para usar o efeito lousa

As formas de você usar o efeito lousa em casa são infinitas. A única regra é não limitar a sua criatividade. E a maior vantagem é que você pode mudar quando quiser a decoração, trocando o desenho ou as frases que escrever. Veja aqui algumas sugestões:

Na sala, a parede atrás de um sofá tem sido muito usada para aplicar o efeito lousa. E não precisa ser o fundo preto, as principais fabricantes de tinta oferecem hoje uma grande variedade de cores com essa textura e que vão tornar a decoração ainda mais charmosa. Colar fotos na parede, compondo com os desenhos, também pode dar um toque especial.

Na cozinha, uma boa opção é o fundo das prateleiras, ou mesmo a porta dos armários. Uma dica é usar superfícies mais distantes do fogão para evitar o calor e a gordura. Aqui, naturalmente, de preferência nos desenhos a temas que tenham a ver com alimentos, comidas, guloseimas, frases saborosas.

No quarto das crianças, escolha uma parede livre, sem móveis em encostados. Afinal, a ideia é permitir que os pequenos possam se movimentar livremente e ter todo o espaço disponível para fazer suas artes.

No escritório, o fundo da mesa onde está o seu computador é um bom lugar para o efeito lousa. Ali você pode anotar seus recados, os próximos compromissos, lembranças de tarefas a fazer. E ainda, claro, escrever frases inspiradoras. Vale ressaltar que, caso você tenha alguma dificuldade no processo de decoração, é indicado recorrer a um profissional de lettering.