Moradores da cidade de São Paulo criam diversas iniciativas de transformação urbana para melhorar as estruturas de bairros e ruas da capital paulista, que vão desde parquinhos para crianças até a reforma de uma calçada.

vizinhos-a-favor-da-transformacao-urbana-de-sao-paulo

Conheça abaixo alguns exemplos de atividades e ações desenvolvidas para a melhoria da cidade:

  • Praça com brinquedos: a primeira grande iniciativa surgiu na Praça Buenos Aires, no bairro de Higienópolis, em 2018. A praça surgiu com a parceria da Associação de Amigos do Parque Buenos Aires, a empresa Erê Lab, comandada pelos artistas Roni Hirsch e Helô Paoli, e a Globosat, com o apoio financeiro. O objetivo era criar um espaço lúdico de lazer e entretenimento para a comunidade.
  • Horta da turma: na Rua Paracatu, na Saúde, havia um terreno abandonado de 420 m². Pelos diversos perigos que esse espaço poderia causar aos moradores da região, Sergio Shigeeda investiu na transformação do local em uma horta comunitária, com um sistema para aproveitar a água da chuva. O projeto, que já é sucesso, conta com um número de voluntários que contribuem com a manutenção do espaço.
  • Operação Figueira: após a prefeitura da cidade declarar que seriam cortadas as árvores, incluindo uma importante figueira da Praça Vilaboim, Mariana Veríssimo e outros moradores fundaram o Amigos da Vilaboim. Atualmente, a praça conta com uma estrutura completa de lazer graças à atuação do coletivo.
  • Rotatória Verde: na Vila Nova Conceição, é possível encontrar 15 rotatórias repletas de cores. Isso foi possível pela colaboração de diversos vizinhos do bairro, com o objetivo de tornar o ambiente mais colorido e atrativo.

Esses são apenas alguns exemplos de ações que fazem toda a diferença no espaço urbano da cidade de São Paulo. Pequenas iniciativas trazem grandes retornos!