A estação mais quente do ano chegou, juntamente com as temperaturas elevadas, que ultrapassam os 30 graus na capital paulista. Para amenizar a sensação desconfortável, as pessoas recorrem a soluções como ventiladores, climatizadores ou aparelhos de ar-condicionado. Cada uma das opções, no entanto, é indicada para casos e ambientes diferentes. Veja algumas dicas sobre como fazer a escolha da melhor solução:

Ar-condicionado. Com precisão, o aparelho possibilita ao usuário controlar a temperatura do ambiente e refrigerá-lo rapidamente, tendo em vista que a potência e capacidade de resfriamento diminuem a temperatura em até 16 graus. O funcionamento consiste na retirada do ar quente do local, que é refrigerado e devolvido ao ambiente, deixando o clima ameno ou frio.

Quem optar por essa solução deve levar em consideração se há incidência direta do sol no local que acomodará o aparelho, além de calcular a área do ambiente e quantas pessoas costumam frequentá-lo.

ventiladores-climatizadores-ou-aparelhos-de-ar-condicionado

Ventiladores. Indicado para ambientes com temperaturas elevadas, em que não há incidência direta do sol, o ventilador permite a circulação da massa de ar quente, diminuindo em cerca de três graus a temperatura do local. Com diversos modelos e locais para instalação, o aparelho possui gasto elevado de energia elétrica e emite som que, dependendo da área empregada, pode se tornar desconfortável.

Os modelos de teto distribuem o ar de modo uniforme, enquanto os de parede e de chão produzem mais ventilação, encaminhando o ar frio para distâncias maiores. Os ventiladores de mesa cumprem a mesma função, porém com menor alcance.

ventiladores-climatizadores-ou-aparelhos-de-ar-condicionado

Climatizadores. Além de alternativa para amenizar o calor, os climatizadores são indicados para quem possui problemas respiratórios. Capazes de diminuir em até 8 graus a temperatura do ambiente, utilizam água em seu funcionamento, permitindo que o ar circule sobre a água.

Outro fator importante é que, além de possuir a função de refrescar ambientes menores, alguns aparelhos podem ser usados para aquecer o ambiente durante o inverno, tornando o seu uso apropriado durante o ano inteiro.

ventiladores-climatizadores-ou-aparelhos-de-ar-condicionado

Já avaliou as ofertas de início de ano? Não perca tempo!