Os tons terrosos têm ganhado campo na decoração de interiores e caído no gosto dos brasileiros. Com uma proposta moderna e grande variedade de paletas, ao mesmo tempo em que confere contemporaneidade, os tons terrosos garantem aconchego e aspecto mais natural aos espaços. Por serem cores vibrantes é natural que as dúvidas de como utilizá-las sempre surjam, não é mesmo? Por isso, a EZTEC preparou algumas dicas básicas de como aplicar os tons terrosos de maneira inteligente na decoração e tornar os espaços ainda mais incríveis.

Escolhendo a cor

No momento de pensar em decorar o lar seguindo esta nova tendência, é importante pensar nas paletas de cores terrosas que serão utilizadas. Em geral, essas cores são muito vibrantes e, normalmente, já estão presentes nas texturas, paredes, móveis e até nos tapetes e almofadas que compõem o ambiente. As cores mais tradicionais são: marrom, caramelo, bege e marsala. Passam ainda pelas tonalidades rosadas, verdes e por todas aquelas que remetam ao aspecto orgânico em sua forma mais pura e simples.

A dica é deixar os tons mais quentes para os detalhes, como almofadas, e utilizar nas paredes as cores suaves, promovendo um equilíbrio e harmonia visual para o ambiente.

Versatilidade

A utilização de tons terrosos na decoração pode ocorrer de diferentes formas, como nos móveis, pintando paredes ou incluindo acessórios rústicos como madeira, cerâmica e couro. Seja em áreas externas ou na sala de estar, é possível usar as cores para criar uma composição interessante. Ao utilizar paletas terrosas, é importante integrar itens mais sóbrios como pisos lisos, cimento queimado e tijolinhos, pois são peças mais versáteis e tornam a composição coerente.

Décor

Os itens decorativos também serão importantes aliados para tornar o ambiente em cores terrosas ainda mais incrível. São estas peças que irão manter o aspecto natural do ambiente e reforçar a tendência de tons terrosos na decoração. Uma sugestão é sempre completar a paleta de cores optando por materiais que remetam à natureza, como palha, bambu, madeira e outros. Os vasos de cerâmica natural também deixarão a decoração mais leve e fresca. Investir no couro ecológico, que harmoniza muito bem com os tons terrosos, também é uma alternativa criativa e que mantém a uniformidade da proposta da decoração.

No aconchego do quarto

Devido à sua sensação de aconchego, os tons terrosos também são interessantes para aplicação nos quartos. Uma dica é destacar apenas uma parede com a tonalidade terrosa e completar o ambiente com almofadas em diferentes tonalidades. A iluminação, seja de teto ou de abajures, por exemplo, pode ser em tons quentes e alaranjados, combinação que contribuirá para o morador ter um repouso tranquilo.