A escolha da cor que integrará o ambiente é um desafio importante, pois será um dos principais elementos que tornarão o projeto personalizado, transmitindo sensações e energias.

saiba-como-usar-harmoniosamente-as-cores-em-projetos-de-decoracao

Para ajudar nessa missão, separamos algumas dicas:

Localização, cenário e contexto do ambiente são aspectos que devem ser avaliados antes da escolha da tonalidade. Em apartamentos de praia, por exemplo, é sugerida a utilização de tons verdes, azul e areia, que remetem à própria paisagem do litoral, promovendo a integração entre os elementos internos com os externos. Essa, inclusive, é uma excelente alternativa àqueles que temem que a tendência caia em desuso com o passar do tempo, já que a harmonia com o entorno nunca sai de moda.

Mais do que a escolha da cor, saber equilibrá-la junto com outras tonalidades é um desafio ainda maior, pois requer cuidado para transmitir a sensação desejada. Por isso, é preciso elencar tons neutros para acertar na harmonização, como o cinza e o off White, em sintonia com tons vibrantes, como o living coral, eleito pela Pantone como a cor do ano.

As cores podem transmitir sensações quentes e frias. As tonalidades derivadas do laranja, por exemplo, “aquecem”, conferem aconchego e positividade, e o cinza, por ser um tom frio, harmoniza perfeitamente, equilibrando a energia do espaço.

Outro ponto importante que deve ser analisado é em relação ao projeto de iluminação do ambiente. É possível afirmar que as cores mudam de “comportamento” de acordo com a iluminação. As lâmpadas brancas realçam as tonalidades. A versão amarela, por sua vez, intensifica e aquece as cores, deixando-as mais vivas e com uma energia mais intensa.

A partir dessas dicas, com muita criatividade, transmita ao ambiente as sensações que almeja por meio das cores!