Em poucos ambientes da casa a escolha do lustre pode fazer tanta diferença quanto na sala de jantar. É essa peça que vai dar um toque especial à decoração, além de proporcionar uma iluminação que torne ainda mais agradável suas refeições.

Lustre para sala de jantar

Mas, na hora de escolher essa peça, existem vários fatores que precisam ser considerados. Por isso, resolvemos preparar um guia prático com dicas para você fazer a melhor opção, decidir o que mais vai se adequar ao seu estilo, seja clássico ou moderno. Quer saber mais? Então continue lendo!

Qual o formato e tamanho da mesa?

Esse é o primeiro ponto importante. O lustre para a sala de jantar precisa estar em perfeita harmonia com o formato e o tamanho da mesa. Um lustre bonito, mas desproporcional com o resto da decoração, pode ter em efeito contrário. Mesas retangulares, especialmente as mais compridas (como as que comportam acima de oito pessoas) pedem lustres de formas mais retas, retangulares. Já as mesas redondas ou quadradas ficam melhor com lustres também redondos, quadrados ou os mais verticalizados. O tamanho ideal do lustre deve ser de 1/3 do comprimento, ou metade da largura ou do diâmetro da mesa.

Qual a altura certa do lustre sobre a mesa?

Você já percebeu que o melhor local para instalar o lustre na sala de jantar é mesmo sobre a mesa, certo? Agora, vamos cuidar da altura. A posição ideal é que o lustre, se você optar por um modelo pendente, fique a uma distância entre 70cm e um metro do tampo da mesa. Isso garante boa intensidade de luz, não atrapalha a visão de um lado a outro e, se a peça estiver bem centralizada, não gera desconforto às pessoas ao se sentarem.

Qual a necessidade de iluminação?

É preciso definir, antes de escolher o lustre para a sala de jantar, se ele será a única peça de iluminação ou se haverá outros pontos de luz pelo ambiente. Se ele for único, certamente você terá de optar por um lustre com maior quantidade de lâmpadas. Caso contrário, pode escolher um modelo de menor intensidade.  Mas lembre-se: ele deve combinar com abajures e outras luminárias espalhadas pela sala.

Que tipo de lâmpada usar?

Escolhido o lustre para a sala de jantar, hora de decidir que lâmpada usar.  Prefira sempre as lâmpadas de LED dimerizáveis. Elas permitem regular a intensidade da luz e emitem menos calor, deixando o ambiente mais agradável. Além disso, são mais econômicas. A luz amarela também é quase sempre preferida, já que proporciona uma sensação de maior aconchego e conforto, ideal para uma boa refeição.