Seja pela escassez de tempo ou simplesmente por não ter familiaridade com a prática de exercícios, é comum adiarmos a boa – e saudabilíssima – atividade física. Exercitar-se é algo fundamental ao longo de nossa vida, pois mantém o equilíbrio saudável entre corpo e mente. E na terceira idade isso não deve ser exceção.

Com o devido acompanhamento médico, os exercícios se tornam uma rotina agradável nessa fase da vida. Vamos começar a nos mover?

Alongamento: é o primeiro passo para um exercício saudável. Pode ser feito em casa mesmo e sem a necessidade de aparelhos específicos. Isso evitará lesões musculares e trará maior flexibilidade.

os-beneficios-de-se-exercitar-na-melhor-idade-alongamento

Hidroginástica: este é um exercício que põe todos os músculos em movimento e os benefícios são inúmeros. Certamente os clubes voltados à terceira idade, ou mesmo os centros para idosos de sua cidade, oferecem essa prática.

os-beneficios-de-se-exercitar-na-melhor-idade-hidroginastica

Caminhada: assim como o alongamento, a caminhada não precisa de uma aparelhagem específica, somente de um tênis e uma roupa apropriada. Dê preferência para roupas leves e lembre-se de sempre carregar uma garrafinha d’água consigo, pois a hidratação é muito importante. Aproveite o momento para conhecer melhor seu bairro e sua cidade.

os-beneficios-de-se-exercitar-na-melhor-idade-caminhada

Meditação: essa vale para todas as idades e não chega a ser um exercício físico propriamente dito, mas sim um exercício mental de contato interior. Você pode praticar a meditação em sua própria casa, num ambiente silencioso e confortável. Tire 10 minutos diários para o conhecimento próprio e o relaxamento. Acredite: você irá agradecer esse tempo.

os-beneficios-de-se-exercitar-na-melhor-idade-meditacao

Tai chi chuan: a arte marcial sem impacto é uma mistura de movimentos leves e rítmicos com meditação. Pode ser praticada em qualquer local, desde que acompanhada por um instrutor.

os-beneficios-de-se-exercitar-na-melhor-idade-tai-chi-chuan

Novamente é importante ressaltar que todas essas atividades físicas, independente da idade, devem ser autorizadas por um médico responsável. Afinal, precaução nunca é demais. Bom exercício e boa vida!