A compra de qualquer imóvel é sempre um grande passo e, para muitos, a realização de um sonho. Mas para que a conquista não vire um pesadelo, é fundamental saber como escolher uma construtora idônea e de confiança.

oito-dicas-para-escolher-uma-construtora-de-confianca

Essa escolha é importante para você não correr o risco de investir o seu dinheiro em uma empresa sem credibilidade e que traga problemas futuros, além de evitar a compra de um apartamento com problemas na estrutura ou materiais de baixa qualidade.

Mas quais aspectos devem ser levados em conta na hora da escolha? Veja nossas dicas e saiba como escolher uma construtora de confiança!

1 – Pesquise a empresa

O primeiro passo na hora de escolher uma construtora de confiança é realizar uma pesquisa detalhada sobre a empresa – a própria internet é uma ótima aliada para essa missão.

Procure saber há quantos anos a empresa está no mercado, sua trajetória, visite o site da construtora e também suas redes sociais – é possível identificar nelas facilmente a satisfação ou não do público. Páginas de defesa do consumidor também podem ter informações relevantes.

Outro ponto importante a ser averiguado durante a pesquisa é a saúde financeira da empresa. Pesquise se ela está em dia com pagamentos, a existência de dívidas bancárias ou processos judiciais, notícias, entre outros pontos. Uma empresa com a saúde financeira comprometida pode não conseguir honrar os compromissos ou até mesmo decretar falência.

2 – Visite empreendimentos lançados

Campanhas publicitárias e portfólios podem até impressionar ou dar uma ideia geral da qualidade da construtora, mas a maneira mais eficiente de você se certificar é visitando algum projeto já pronto e entregue.

Procure detalhes que comprovem a qualidade dos materiais utilizados, como a qualidade de revestimentos, a área de lazer prometida, parte elétrica e hidráulica, entre outros.

3 – Converse com outros compradores

Conversando com quem já comprou algum imóvel antes de você é possível analisar a satisfação desses clientes, saber se a construtora cumpriu todas as cláusulas estabelecidas no contrato, a existência de problemas, se o padrão de acabamento, área de lazer e partes elétricas e hidráulica foram satisfatórios, entre outras dúvidas que possa ter. Nada como a opinião de quem já passou pelo processo de compra.

4 – Visite a sede ou escritório da construtora

Além de ter a certeza de que a empresa realmente existe, fazendo uma visita, você consegue avaliar o atendimento e a estrutura da construtora.

Afinal, se uma empresa constrói imóveis para outros, deve ter no mínimo um ambiente organizado. E, caso não lhe ofereçam um bom atendimento antes da compra, não é depois que a venda foi realizada que o cenário irá mudar.

5 – Avalie o serviço de pós-venda e garantia

O serviço de pós-venda varia de acordo com a construtora. Veja os benefícios que a empresa lhe oferece, como assistência em casos relacionados a falhas construtivas, a reformas do imóvel, entre outros.

6 – Leia toda a documentação

Uma construtora de confiança é transparente ao passar informações. Então, leia com atenção o memorial descritivo – que traz todo o detalhamento do apartamento, como padrão de acabamento, marcas, contrato e toda a documentação entregue pela construtora.

7 – Certifique-se da autorização na prefeitura

Acredite, ainda existem construtoras que negociam projetos sem a autorização da prefeitura do município, o que pode trazer uma grande dor de cabeça para o comprador.

Portanto, certifique-se de que o projeto do empreendimento foi aprovado pela prefeitura e está registrado no Cartório de Registro de Imóveis da cidade. Essa documentação é pública.

8 – Questione!

Como dito anteriormente, uma construtora de confiança é totalmente transparente. Então, se tiver qualquer dúvida ou ponto que acredite ser relevante, não deixe de questionar.

Gostou do post? Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos prontos para atendê-lo!