Independentemente do tamanho do apartamento, os terraços estão em alta e são parte importante da maioria desses imóveis. E, muito mais que belos, esses espaços podem ser funcionais, confortáveis e práticos, se decorados de maneira inteligente e criativa.

oito-dicas-de-decoracao-para-terracos

Quer saber mais? Veja oito formas de decorar seu terraço e transforme o ambiente!

Avalie o espaço

Antes de qualquer coisa, avalie o espaço. Um terraço gourmet, ao contrário do que muitos pensam, por exemplo, não precisa ser gigante: você pode utilizar uma mesa pequena ou criar um balcão estilo bar com bancos altos. Analise as possibilidades que o espaço oferece.

Defina o que quer

Depois de avaliar o espaço, defina o que você espera do seu terraço. Quem tem um espaço grande ou com churrasqueira, pode colocar uma mesa com cadeiras e fazer um terraço gourmet.

Prefere um local mais aconchegante? Coloque sofás, poltronas, puffs e mesinhas de apoio, deixando o ambiente com um estilo de ‘sala de estar’. Quer um espaço para relaxar? Que tal colocar uma poltrona confortável, uma rede e algumas plantas para dar vida ao espaço? Terraço com cara de bar, espaço de meditação, de brincadeira para crianças… são muitas as possibilidades! Veja qual o seu objetivo para o ambiente e mãos à obra.

Aproveite ao máximo o espaço

Para melhor aproveitar toda a dimensão, principalmente se não for muito grande, atenção às medidas dos móveis escolhidos. Afinal, um sofá de dois lugares com apoios de braço largos, por exemplo, pode ocupar o dobro do espaço de um sofá com estrutura fina. Móveis sob medida ou de dimensões reduzidas são grandes aliados para deixarem o ambiente mais completo.

Cortina de vidro

Se a ideia for criar um ambiente com móveis e de maior utilização, é importante fechar o terraço com cortina de vidro ou blindex. A cortina de vidro não impede a circulação do ar e nem descaracteriza o espaço, já que pode ficar 100% aberta e protege o ambiente de frio, chuva e até mesmo poeira, quando fechada.

Aposte nas plantas

Plantas e flores deixam qualquer ambiente com mais vida, então não podem ficar de fora justamente do seu ambiente externo particular.

Veja quais espécies mais combinam com o seu tipo de terraço – se o espaço tem bastante incidência de raios solares ou não – capriche na criatividade: você pode utilizar vasos com plantas grandes nos cantos; fazer um jardim vertical em uma parede, utilizando vários vasos pequenos; e até mesmo cultivar uma mini-horta, o que além de dar um charme especial ao local, vai lhe garantir temperos fresquinhos.

Decoração multifuncional

Conforto e funcionalidade são palavras de ordem na decoração desses ambientes. Assim, cuidado para não pesar a mão e colocar muitos elementos – eles podem poluir visualmente o espaço ou atrapalhar a locomoção das pessoas.

Dê preferência também a objetos multifuncionais, como, por exemplo, móveis com repartições, para armazenar alimentos ou outras peças; ou puffs de espuma mais rígida, que podem ser utilizados como assentos ou mesinhas de apoio.

Deques e pedriscos

Uma opção de decoração que nunca sai de moda quando o assunto é terraço são os deques. Eles dão um ar mais rústico, com estilo de jardim ao ambiente.

Você pode dispor de pedriscos em todo o chão e deques de madeira ou plataformas de cimento para acomodar móveis e facilitar a locomoção. Essa ideia pode ser especialmente útil caso você tenha animais de estimação, já que garante um espaço mais arejado e natural.

Iluminação

A iluminação é muito importante na ambientação, podendo ser utilizada em possibilidades bastante interessantes. Uma boa sugestão são focos de luz para dar destaque a alguns itens, como sofá ou enfeites; spots de luz, que são acoplados ao teto, ocupam menos espaço e deixam o ambiente mais moderno; ou até abajures nas mais variadas cores, tamanhos e estilos.

Viu só quantas possibilidades interessantes? Pense bem nas opções e mãos à obra!