O ano de 2023 será certamente lembrado pelos dias mais quentes das últimas décadas. Diversas regiões do Brasil têm enfrentado as altas temperatura e a sensação térmica muito seca. O ar-condicionado passou a ser um dos grandes protagonistas do lar, mas e quem não tem um deste? Pensando em te ajudar nesse desafio, a EZTEC separou sete dicas para quem deseja amenizar o calor escaldante dentro do lar, confira:

Dicas para amenizar o calor

1 – Ventilação. Garanta uma boa circulação de ar abrindo janelas e portas estrategicamente. Use ventiladores para promover a ventilação, especialmente durante as horas mais frescas do dia.

2 – Refrigeração natural. Insira recipientes com água fria ou gelo na frente dos ventiladores. Isso vai criar uma brisa mais fresca e ajudar a diminuir a temperatura ambiente de maneira significativa.

3 – Criando sombras. Mantenha cortinas, persianas ou toldos fechados durante as horas de sol intenso para bloquear o calor excessivo. Isso ajudará a manter os ambientes mais frescos.

4 – Tecnologias inteligentes. Uma forma estratégica é utilizar lâmpadas LED, que emitem menos calor que as lâmpadas tradicionais. Outra dica é desligar aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso para evitar a emissão de calor adicional.

5 – Crie barreiras. Utilize cortinas térmicas ou improvisadas para bloquear a entrada direta do sol em ambientes internos, mantendo-os mais frescos. Uma alternativa é aplicar insulfilm nos vidros das janelas, assim você irá isolar o calor durante o dia, barrando apenas a luminosidade e não a ventilação.

6 – Pintura. Outra dica que ajuda bastante nessa missão é optar por cores mais claras para pintura das paredes e para os revestimentos. São tonalidades que retêm menos o calor, tornando os ambientes mais frescos.

7 – Mais ar puro. As plantas são grandes aliadas para amenizar as altas temperaturas. Ajudam a deixar os espaços com mais vida e garantem a casa mais fresca.

Ao conciliar estas dicas, você pode ter um ambiente mais confortável mesmo sem ar-condicionado. Além disso, é importante estar atento aos sinais de superaquecimento e garantir que você, seus familiares e amigos estejam sempre bem hidratados e protegidos do calor excessivo que tanto é prejudicial à saúde.

Para saber sobre outras dicas, acesse: https://www.eztec.com.br/blog/