Resistente e, acima de tudo, elegante e sofisticado, o nanoglass já deixou de ser apenas uma tendência de decoração, conquistou seu espaço entre arquitetos e designers tornando-se muitas vezes a primeira opção de revestimento em vários ambientes da casa. Mas você sabe qual é a origem e quais são as vantagens desse revestimento? E a melhor forma de utilizá-lo na sua casa? É isso que vamos mostrar para você.

Conheça algumas dicas para aplicá-lo em sua casa

O que é o nanoglass?

O nanoglass é uma evolução do marmoglass, um material de origem chinesa que chegou ao mercado nacional como uma opção para quem queria um revestimento mais barato do que o mármore, mas, ao mesmo tempo, resistente.

No entanto, logo percebeu-se que a composição do marmoglass, à base de pó de mármore e pó de vidro, não apresentava a resistência esperada, já que a formação de bolhas de ar na sua estrutura deixava alguns pontos mais frágeis, com risco de quebra em caso de impactos mais fortes.

Foi a partir daí que o marmoglass foi aperfeiçoado, utilizando-se uma técnica chamada nanotecnologia, surgindo então o nanoglass. Ele é produzido com resina e pó de vidro, o que resultou em um material muito mais resistente e extremamente durável.

Importado exclusivamente na cor branca, o nanoglass tem um custo por metro quadrado e de instalação maior do que outros revestimentos como o marmoglass, o mármore e o granito.

As vantagens do nanoglass

Além de sua alta resistência a impactos, o nanoglass oferece outras vantagens em relação a outros tipos de revestimentos, como o marmoglass, o mármore ou o granito. Por apresentar baixa porosidade, ele não absorve líquido ou gordura, tem boa resistência a abrasivos e ácidos. O material também não mancha ou encarde, o que mantém sempre uma aparência de novo e bem conservado.

Esteticamente, o nanoglass apresenta cor homogênea e um brilho intenso, que garantem um toque a mais de elegância ao ambiente.

Onde aplicar o nanoglass na sua casa

O nanoglass, além de todas as vantagens que já apontamos aqui, é um material altamente versátil. Ele pode ser aplicado em todos os ambientes da casa. Móveis, bancadas, paredes, pisos, tudo pode ser revestido com o nanoglass. E a combinação com outros materiais pode resultar em projetos sofisticados, funcionais, com bom gosto e praticidade para limpar e conservar.

Quer algumas dicas?

No banheiro, a combinação do branco do nanoglass, em contraste com gabinetes em tons mais escuros, torna o ambiente charmoso e elegante.

O nanoglass pode ser usado como revestimento de escadas, no piso da sala de estar, de visitas ou de jantar, compondo com tapetes de cores vivas e estampas fortes. Os sofás e poltronas também podem ter cores escuras para reforçar o contraste.

Na cozinha, bancadas de nanoglass são práticas e embelezam o espaço pelo brilho do material. Contudo, há um cuidado a ser tomado: esse material não pode ser exposto ao calor, já que pode sofrer rachaduras. Por isso, evite o contato direto de panelas quentes com a sua superfície, utilizando, por exemplo, dissipadores de calor. E então? Viu como o nanoglass pode ser a solução ideal de revestimento para qualquer ambiente? Vale a pena investir para deixar sua casa mais elegante e sofisticada.