Há alguns museus em São Paulo que têm atrações para as crianças. Mas o Museu da Imaginação, na Lapa, foi projetado exclusivamente para elas.
O local tem exposições e instalações interativas e lúdicas que têm o objetivo de estimular a brincadeira, a criatividade e despertar os sentidos e a imaginação das crianças.
O conceito do museu é pioneiro no Brasil e inspirado em locais como Brooklyn Child’s Museum, em Nova York, e o Children’s Museum, em Londres.
Saiba mais sobre o museu abaixo.
O espaço
Em uma área de 2.000 m², o museu tem dois andares e quatro ambientes distintos – tudo acessível para pessoas com deficiência.
Logo na entrada, os visitantes têm acesso à instalação cinética e fixa “Ora Bolas”, de Guto Lacaz, na qual as crianças podem tocar, interagir e reagir aos estímulos propostos pela arte.
O segundo andar do Museu da Imaginação recebe exposições itinerantes – sempre pensadas para seguir os conceitos adotados pelo lugar.
A parte inferior do museu é uma das mais disputadas pelas crianças: lá estão as estações de atividades.
O que fazer no Museu da Imaginação
As nove estações lúdicas oferecem ambientes para propiciar brincadeiras. A estação Fogueira, por exemplo, estimula contação de histórias e jogos típicos de rua.
Na estação O Poder das Águas, os visitantes precisam usar pistolas de água e acertar alvos para gerar energia e acender luzes.
Concorrida, a estação Ponte Maluca propõe um jogo: é preciso pedalar para nivelar a ponte (abaixá-la ou levantá-la), para que um personagem consiga atravessar em segurança.
Outra estação disputada é a da Música, na qual as crianças vivenciam o universo musical e são convidadas a entrar em contato com instrumentos como o teclado e a guitarra.
Saiba mais sobre o museu em museudaimaginacao.com.br
Museu da Imaginação
Onde: R. Ricardo Cavatton, 251, Lapa.
Quando: Terça a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 17h. Sábados e domingos, das 10h às 17h.