A iluminação certa, em cada ambiente, é importante para deixar uma casa funcional e confortável. Aproveitar ao máximo a luz natural é sempre uma boa opção. Mas um projeto de light design também precisa equilibrar a iluminação, evitando problemas como reflexos, ofuscamento, áreas escuras e outras com excesso de luminosidade.

A luz tem o poder de alterar a percepção de cores, formas e espaço do ambiente. Uma boa iluminação é o contraponto de brilho e sombra. Mas como conseguir isso em sua casa? Veja aqui as dicas que preparamos para você!

Light design: conforto e funcionalidade na iluminação de sua casa

1 – Leve em conta o tamanho do ambiente

Respeitar a proporção correta entre as luminárias e o espaço de cada ambiente é fundamental. Em um cômodo pequeno, de preferência aos spots, lustres junto ao teto ou embutidos. Você pode optar também por substituir a iluminação de teto por abajures, arandelas ou luminárias de piso colocadas em pontos estratégicos. Já nos ambientes mais amplos – como a sala de estar ou de jantar – é possível usar lustres maiores, com pendente, que valorizam a decoração e asseguram uma iluminação eficiente.

2 – Como escolher a lâmpada certa?

Cada ambiente necessita de um tipo de iluminação de acordo com sua funcionalidade. As lâmpadas de luz amarelada, mais quentes, são ideais para o quarto de dormir, a sala de estar ou de TV, lugares que precisam de uma luz mais aconchegante. Já as lâmpadas de luz branca ou azulada, conhecida como luz fria, são mais adequadas a ambientes como a cozinha, banheiros e área de serviço.  

3 – Cuidados com a iluminação direcionada

Direcionar o foco de luz para um quadro na parede, uma planta ou um móvel que você queira valorizar é sempre uma boa alternativa. Mas, atenção! Evite jogar o feixe de luz diretamente sobre objetos que possam gerar reflexo, como espelhos ou mesmo o vidro que protege alguns quadros. Isso vai tornar a iluminação desconfortável e incomodar a visão.

4 – O lead como elemento de decoração

Com a tecnologia do lead uma lâmpada deixou de ser apenas uma lâmpada. Produzidas em diferentes formatos e tamanhos, elas dispensam os lustres e dão um toque de sofisticação aos ambientes. Nas salas, nos quartos, garantem um efeito estético diferenciado.

5 – Controle a intensidade da luz

Além de decorativas, persianas e cortinas têm a função de tornar mais agradável o ambiente, cortando os excessos da iluminação natural, como a entrada direta do sol. Os dimers, reguladores de intensidade, também são peças funcionais que permitem criar um clima mais intimista e acolhedor.