Racionalizar a ocupação do espaço na área de serviço do seu apartamento é uma providência importante para dar maior praticidade ao seu dia a dia. E não importa qual o tamanho da lavanderia que você tem em casa, soluções de design, a escolha dos móveis e dos equipamentos adequados pode deixar esse espaço confortável e, principalmente, superfuncional. Quer saber como? Preparamos aqui algumas dicas bem simples, mas que vão transformar o ambiente.

Lavanderia: como planejar de forma ideal em seu apartamento

Prefira máquinas de lavar e secar

Máquinas do tipo lava e seca, com abertura frontal, são as mais adequadas para a sua lavanderia.  Elas permitem colocar uma bancada, prateleiras ou mesmo um armário acima delas para guardar produtos de limpeza e pequenos objetos, como o cesto de pregadores, por exemplo. Esse recurso pode ser usado mesmo se o seu modelo tiver abertura superior. Mas, nesse caso, é preciso prestar atenção à altura para que seja possível abrir a tampa da máquina, colocar e retirar roupas, sem ficar desconfortável ou bater a cabeça.

Use tanques embutidos

Os tanques mais usuais, de louça, apoiados sobre uma coluna até o chão, desperdiçam muito espaço. O melhor é optar por modelos que possam ser embutidos em uma bancada, o que permite ter armários embaixo dele. Um módulo com porta basculante, por exemplo, pode ser usado como depositório de roupas sujas. Outra ideia bacana é ter uma tampa de madeira que possa cobrir o tanque quando não está em uso, aumentando a superfície da bancada.

Escolha bem o lugar dos varais

Os modelos de teto, é claro, são os mais indicados. Mas é preciso estudar bem o espaço disponível antes de fazer a instalação. Deve haver altura suficiente para que as roupas fiquem penduradas sem bater em objetos como armários e portas. E o mais importante: coloque o varal o mais próximo possível da janela, se possível em posição perpendicular à abertura para que o ar circule entre as varetas e as roupas sequem de forma mais rápida.

Portas e divisórias mais funcionais

Sempre que houver essa possibilidade, use portas de correr na entrada da lavanderia. As convencionais, de abrir, obrigam a deixar um grande espaço livre para circulação. E, muitas vezes, o varal não pode ser instalado próximo a elas. Optar por portas com venezianas é uma boa medida, pois permitem uma maior circulação do ar. Se a sua área de serviço for geminada com a cozinha, é recomendável colocar uma divisória. Isso vai diminuir o risco de que a roupa lavada pegue cheiro quando você cozinhar.

Faça armários sob medida

Armários bem divididos e utilitários são fundamentais em qualquer cômodo da casa, não é mesmo?  Mais ainda quando falamos da lavanderia. Existem móveis planejados especificamente para esse fim, com partes altas e estreitas para guardar vassouras, rodos e escadas, nichos para o aspirador de pó, cesto embutido de roupa suja, tábuas de passar ferro dobráveis, barras para pendurar cabides com a roupa lavada e prateleiras de diversas profundidades e alturas para produtos de limpeza, cestinhos e caixas.

Pequenos truques funcionais Se o espaço da sua área não for tão grande para ter um armário mais robusto, espalhe ganchos pelas paredes da lavanderia. Eles vão ajudar a racionalizar o espaço, pendurando o que for possível. Outra solução é lançar mão de caixas-arrumadoras de plástico, que deixam tudo mais organizado e, por terem tamanhos variados, cabem em qualquer espaço. No caso das maiores, dê preferência às que têm rodinhas, pois podem se deslocar com mais facilidade pela casa, com produtos de limpeza e roupas.