Ter uma horta em apartamento é o desejo de muitas pessoas. Afinal, ter um cantinho verde na sua casa deixará o ambiente ainda mais vivo e alegre, além da possibilidade de ter temperos à disposição para quem ama cozinhar. 

Abaixo, você encontrará as principais dicas para não errar na hora de criar a sua horta em apartamento.

horta-em-apartamento-dicas-para-nao-errar

Como cuidar da horta?

É importante que a horta em apartamento pegue, em média, 4 horas por dia de sol direto. Outra dica é não deixar as plantas em contato direto com vento em excesso. Utilize vasos com furos no fundo para ajudar a respiração da planta e, também, para a drenagem da água.

Regar ou adubar a horta?

Os pilares do cultivo de hortas são a irrigação e a adubação. Hortaliças e ervas, por exemplo, são muito sensíveis ao excesso de água, o que pode deixá-las murchas. É imprescindível que a terra não esteja molhada ou seca demais, pois a sua escassez interfere na turgidez e no sabor das plantas, já que o excesso aumenta o risco da planta contrair doenças fúngicas e bacterianas.

Em relação à adubagem, é ideal mantê-la coberta sempre com matéria orgânica seca, como a palha, por exemplo, pois deixará a umidade conservada. É possível comprar bons compostos em lojas especializadas para ajudar no crescimento das plantas. Caso prefira, pode optar por compostos caseiros, como borra de café, restos de grama, húmus, casca de banana, entre outros.

Onde plantar?

Você pode colocar a horta em qualquer lugar de sua casa, claro, levando em consideração questões como luminosidade e vento em excesso. Há hortas em apartamentos situadas em prateleiras, janelas, garrafas PET e até mesmo de forma vertical na varanda. Em apartamentos, opte por vasos menores, principalmente se você for suspendê-los ou fixá-los na parede.

O que plantar na sua horta?

A horta em apartamento deve ser utilizada da melhor forma, isto é, deve-se plantar temperos e ervas aromáticas que você tem costume de usar para cozinhar. Opte por manjericão, cebolinha, salsinha, tomilho, alecrim, orégano, hortelã e pimentas que, além de ajudarem no sabor do alimento, tornará o aroma do ambiente ainda mais especial.

Essas são dicas para você não errar na hora de criar a sua horta em apartamento. Caso tenha interesse, veja também dicas de quais são as plantas ideais para cultivar nos apartamentos.