Cada vez mais empresas e profissionais, hoje, aderem à prática do home office. E mesmo que para muitos isso não aconteça em tempo integral, levar o trabalho para casa, ou ter um espaço para estudos, é prática comum para a maioria das pessoas.

No entanto, muitas vezes, não temos um cômodo exclusivo para montar um escritório em nosso apartamento. Mas, calma: ter um home office inspirador e profissional em casa não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças.

Confira nossas dicas e veja como montar um home office criativo e funcional para você trabalhar de casa com todo o conforto!

home-office-dicas-para-montar-um-no-seu-apartamento

Defina o local

Procure um ambiente que seja tranquilo, de preferência silencioso, com boa iluminação e ventilação e que não tenha distrações domésticas.

Alguns cantinhos pouco explorados podem ser coringas, como aquele espaço ocioso em um corredor ou até mesmo a varanda do seu apartamento, caso esta seja fechada – de brinde, você tem uma ótima iluminação natural. Caso deseje aproveitar quarto ou sala, escolha uma parede desocupada e coloque ali sua bancada, deixando o cantinho mais privativo.

Lembre-se ainda de verificar se você tem tomadas suficientes no local ou se será preciso realizar instalações novas.

Móveis

Mesa e bancada não precisam ser grandes, principalmente se o home office for montado em um cantinho de outro cômodo, mas deve ter tamanho suficiente para comportar com conforto computador, bloco ou caderno de anotação e outros objetos que sejam importantes no seu trabalho.

A cadeira precisa ser também bastante confortável e ergonômica, para evitar problemas, como dores na coluna e lesões musculares. Assim, lembre-se de que braços e mãos devem ficar na altura da mesa, os pés apoiados no chão, joelhos e cotovelos dobrados a 90° e lombar ajustada no encosto da cadeira – que, de preferência, deve ter regulagem de altura.

Iluminação

A iluminação é um fator de extrema importância em um home office. Se possível, monte-o perto de uma janela. A luz natural é importante para o relógio biológico, além de favorecer a vista.

Caso não possa contar com o artifício, ou se a iluminação natural não for suficiente, recorra à iluminação artificial de maneira correta. As lâmpadas devem ser direcionadas para o centro da mesa. Você pode também colocar uma bela luminária na mesa de trabalho ou um pendente bem acima da bancada.

Organização

É muito importante que o seu espaço de trabalho seja organizado. Livre-se da papelada desnecessária e tenha em mãos tudo o que precisa – nada de sair correndo pela casa buscando uma caneta ou um bloco de notas sempre que precisar.

Invista também em prateleiras, nichos, gavetas e armários. Esses móveis são ótimas opções para manter tudo no lugar. Se o orçamento estiver mais apertado, o espaço for pequeno ou precisar de uma solução mais urgente, aposte no uso de cestos ou caixas organizadoras. Além de manter os itens organizados, elas podem ser coloridas, deixando o ambiente mais descolado.

Cores

É sabido que as cores têm impacto direto em nosso emocional. Assim, use a psicologia das cores a seu favor!

Se você prefere um ambiente mais clean, escolha cores neutras, e deixe as mais fortes para os detalhes. O contraste branco e preto, por exemplo, é sempre um clássico.

Se o seu estilo for mais ousado e criativo, uma parede colorida é uma ótima escolha. No entanto, se os seus móveis já forem coloridos, cuidado para não errar na mão. Uma boa alternativa, nesses casos, é optar por paredes de cor cinza, que são tendência na decoração e combinam com qualquer outra cor.

Por fim, lembre-se: cores claras são boas opções para qualquer tipo de atividade, além de darem amplitude ao ambiente; cores frias, como tons de azul e verde, favorecem a concentração e disciplina; e tons quentes, como amarelo, vermelho e laranja, favorecem ambientes mais dinâmicos e criativos.

Decoração

Um escritório é um ambiente que exige concentração. Assim, na hora de decorar, escolha itens que harmonizem com o ambiente, mas que não tragam distração. Objetos que estimulem a criatividade e não poluam visualmente o espaço são ideais.

Plantas, por exemplo, são muito bem-vindas em home offices, já que são elementos vivos e harmonizam em qualquer ambiente, sem chamarem tanta a atenção.

E, você, se animou para montar um home office no seu apartamento? Conte pra gente!