O home office está presente atualmente na vida de milhões de brasileiros em virtude da necessidade do isolamento social. Ele tem diversos benefícios, como uma maior economia em gastos com transporte e alimentação (para pessoas que comem diariamente em restaurantes), liberdade para trabalhar como quiser, autonomia no gerenciamento do horário de trabalho e proximidade, na economia de tempo até chegar em seu trabalho.

Contudo, para que o seu trabalho tenha o mesmo efeito e rendimento, é ideal seguir algumas dicas. Aprenda a deixar o seu espaço ideal para manter a concentração no período de home office.

home-office-aprenda-a-deixar-o-seu-espaco-ideal-para-manter-a-concentracao

Escolha o local para o home office

Montar o local do home office no quarto nem sempre é uma boa ideia! Caso você divida o apartamento com amigos ou familiares, evite locais com fluxos constantes, como salas, por exemplo. Entretanto, com o encurtamento da metragem dos apartamentos, é muito comum que as pessoas acabem utilizando esses espaços como escritório. O ideal é escolher um local tranquilo e bem iluminado, por isso, caso seja possível, escolha locais perto de janelas para tomar um ar. Caso não consiga, utilize luminárias.

Aposte em plantas e quadros para deixar o ambiente mais vivo e livre da monotonia, Escolha locais com texturas diferentes do restante da casa, como paredes e pisos, para reforçar a singularidade do escritório e separar ainda mais o ambiente de lazer e descanso do lugar de trabalho em casa.

Mantenha apenas o essencial

A disciplina é fundamental para que o home office funcione. Deixar na mesa apenas o essencial fará toda a diferença no seu dia a dia. Por isso, evite o acúmulo de objetos do seu novo escritório. Misturar os ambientes não é ideal, como, por exemplo, deixar roupas apoiadas nas cadeiras e na mesa, caso o local escolhido seja o seu quarto. Não coloque objetivos de recordação na mesa, pois podem se tornar empecilhos e atrapalhar a sua concentração.

Utilize organizadores de gavetas e caixas pequenas para otimizar e ajudar na organização do seu espaço. Além de deixar o ambiente mais limpo, será mais fácil para manter tudo separado e ajudar na hora de limpar o seu novo local de trabalho.

Além do ambiente ideal, é imprescindível que você crie uma rotina para que o home office não fuja de controle. Crie cronogramas e metas para o dia a dia, tenha aparelhos para a operação remota, como notebook e celular, além de uma internet estável para reuniões por videoconferência. Tudo é possível, só precisamos ser criativos e ter disposição para isso.