Abreviada como Gen Z, também conhecida como iGeneration ou Centennials, a geração Z reúne a parcela da população nascida entre os anos 1990 e 2010. Com o perfil comportamental diferente dos antecessores, esses jovens são tolerantes, aceitam amplamente a diversidade e a igualdade de gênero, poupam dinheiro e mudam as relações pessoais e formatos de atuação no mercado de trabalho.
Estudiosos afirmam que música, viagem, festivais que celebrem comunidades, influenciadores e ativismo são valorizados por esse público. Portanto, todas as experiências são compartilhadas nas redes sociais, especialmente no Instagram, que, atualmente, é a plataforma de expressão cultural desse nicho.
Quanto às emoções da geração Z, a tendência é que se sintam pertencentes ao mundo e, mais do que isso, é necessário que estejam incluídos.
As empresas, por sua vez, precisam estudar esse comportamento e criar planos de ações que sejam efetivos para estimular positivamente o poder de compra da Gen Z, como serviços de atendimento por texto, chat e redes sociais, em vez da tradicional telefonia móvel, por exemplo.
Outra maneira de se relacionar com eles é disponibilizar informação relevante e organizada em diferentes canais online. E, por incrível que pareça, o Facebook não é a melhor ferramenta para se comunicar.
Diversidade é sinônimo de inclusão para estes jovens, uma característica que se faz presente em algumas tarefas do cotidiano, como trabalhar ou estudar, por exemplo. Então, ouvi-los será fundamental para as empresas conhecerem melhor esse perfil comportamental, que segue em constante alteração.
As marcas que se unem ao movimento contínuo de gerações garantem longevidade ou, pelo menos, conseguem comunicar a mensagem de maneira efetiva.
É um público que prima pelo bem-estar, seja no modo de vida, moradia, comportamento, como nas relações profissionais. Para eles, o relacionamento é fundamental, assim como o pragmatismo. Prédios de uso misto ou com áreas de co-working são os seus favoritos. Tudo é resolvido rapidamente, assim como um clique!
E você, faz parte da geração Z? Se não a integra, está preparado para ela?