A renovação da pintura é capaz de transformar os ambientes. Cada tonalidade transmite uma sensação diferente, como tranquilidade, frescor ou aconchego. A facilidade percebida na aplicação estimula a prática da bricolagem, o que permite a transformação do lar, sem necessidade de ajuda profissional.

faca-voce-mesmo-como-pintar-o-apartamento-sem-ajuda-profissional

Confira algumas dicas:

Antes de iniciar a pintura, a segurança deve ser lembrada. Itens como óculos, máscara e luvas protegem de respingos de tintas, além da inalação de poeira.  Proteger o piso e os móveis é importante para evitar danos. Para isso, são recomendados o protetor Salva Piso, fita adesiva, lona ou jornal, que impedem a transferência da tinta.

Para a parede receber a tinta, é necessário que as imperfeições estejam corrigidas e as paredes niveladas. Para paredes internas e fora de locais úmidos, a massa corrida pode ser utilizada. Já em ambientes externos que recebem água e umidade, o ideal é utilizar a massa acrílica.

Quanto aos rolos e trinchas, conhecidos como pincéis, existem variados modelos e tamanhos. Os rolos, por exemplo, podem ser sintéticos, de lã ou de lã mistas. Já as trinchas são utilizadas nos acabamentos mais finos, como rodapés ou contorno de teto.

O acabamento, a tecnologia e o rendimento podem variar de acordo com o padrão do produto escolhido para a pintura. Por isso, são sugeridos produtos de alta qualidade, com acabamentos fosco, acetinado ou semibrilho, que podem ser combinados com tecnologias de lavabilidade, alto-rendimento, antimofo, cores decorativas e até mesmo resistência à exposição ao sol e à chuva.

A escolha da cor certa. Todos os anos, os fabricantes de tintas lançam as tonalidades que são tendências para o período. Você pode encontrar dicas nas redes sociais ou no próprio site das marcas (Suvinil, Coral e Sherwin-Williams, por exemplo).

Seguindo as dicas, é possível renovar as paredes do seu apartamento com o máximo de economia!