Diante da atual situação do mundo, com a proliferação da COVID-19 e a necessidade do isolamento social, o número de pessoas que permanecem em casa aumentou consideravelmente, principalmente pela adoção da prática de home office.

Com isso, é muito comum que o valor cobrado pela energia elétrica aumente e gere prejuízos para você, pelo uso diário de equipamentos elétricos, como eletrodomésticos e produtos eletrônicos. E agora a tendência é aumentar ainda mais com a chegada do inverno, com o uso prolongado do chuveiro elétrico ou da necessidade de mantê-lo em temperatura mais alta.

Aprenda dicas para manter o consumo consciente de energia elétrica.

evite-desperdicio-dicas-para-manter-o-consumo-consciente-de-energia-eletrica

De olho nos equipamentos

A dica inicial é estar de olho nos equipamentos do banheiro, como está sua funcionalidade, estética e gastos. O chuveiro é um dos principais exemplos, ainda mais com os banhos quentes na época do frio. É fundamental que você faça a manutenção do produto para evitar gastos de energia a mais, além de ajudar a prolongar a vida útil do equipamento. 

Pesquise e compare diversos produtos para escolher o melhor, tanto do ponto de vista estético, como funcional. Repare nas indicações de consumo de energia que estão na embalagem ou no próprio produto. Ah, se puder, opte por chuveiros eletrônicos, para controlar as temperaturas. Assim, você consegue manter a temperatura ideal e de quebra ainda economizar.

Por dentro do horário

Quando as temperaturas estão mais baixas do que o normal, como no início da manhã ou após às 22h, se puder, evite tomar banho nesse horário. Com essas temperaturas, o chuveiro precisará trabalhar mais para manter o calor. Outra dica importante é estar de olho nos horários de picos, das 17h30 às 20h30, porque grande parte das pessoas usa nesse horário.

Monitore o tempo

O tempo ideal para um banho de qualidade são 8 minutos, por isso, monitore o tempo que o chuveiro está ligado. Assim, você evita o desperdício de água e prolonga a vida útil do chuveiro.

Outra dica importante é evitar o uso de diversos aparelhos ao mesmo tempo, como máquina de lavar roupas, forno elétrico, chapinha ou secador de cabelo, entre outros. Além de economizar, você não deixa sobrecarregar a rede elétrica da sua casa. Evite também deixar luzes acessas sem a necessidade e aproveite mais a luz natural. Essas são algumas dicas simples para evitar o desperdício e ajudar a manter o uso consciente de energia elétrica.