O uso de espelhos na decoração é recorrente, e não apenas por dar beleza e sofisticação aos ambientes: eles ajudam a ampliar o espaço, valorizam a iluminação e também disfarçam imperfeições nas paredes.

Além disso, por ser um dos mais antigos objetos de decoração, combina com qualquer estilo de ambiente e está sempre em alta no universo arquitetônico.

Entretanto, antes de aderir à tendência, é preciso alguns cuidados para não errar a mão na hora de decorar o seu apartamento. Confira nossas dicas e valorize e amplie os ambientes.

espelhos-na-decoracao-dicas-para-valorizar-os-ambientes

Amplie cômodos

Tem um cômodo com metragem mais restrita? O espelho é um ótimo aliado para dar amplitude ao espaço, podendo ser usado em quartos, salas, corredores, cozinhas e banheiros.

Uma boa dica para dar profundidade ao ambiente é instalar levemente inclinado no alto da parede ou então colocar em toda a extensão desta.

Se não for possível revestir a parede, mais uma dica: em ambiente de pé-direito alto, prefira os modelos verticais; por outro lado, em um local de pé-direito baixo, aposte em peças horizontais.

Use espelhos nos móveis

Suas paredes estão ocupadas ou quer apostar em uma decoração diferente? Aplique-os nos móveis – eles podem ser utilizados em mesas, armários, aparadores e estantes. Móveis espelhados são tendência, além de ter inúmeras possibilidades de uso.

Molduras podem ser bem-vindas

Dependendo do estilo ou do local onde será instalada, talvez a peça não precise de uma moldura. No entanto, se quiser dar um toque especial à decoração, elas podem ser boas aliadas: tudo depende do estilo que você quer e da decoração ao redor.

Em ambientes com decoração minimalista, por exemplo, dê preferência a molduras mais simples e discretas; já em um cômodo com visual tropical ou mais despojado, escolha as de madeira ou com cores fortes. Lembre-se de que a escolha deve levar em conta, sobretudo, o estilo que você deseja.

Inove!

Que tal sair do padrão de ter apenas uma peça instalada na sala? A tendência agora é fazer mosaicos ou usar vários espelhos em uma mesma parede.

Você pode usar essa técnica para deixar o ambiente ainda mais personalizado, apostando em peças com ou sem molduras, grandes e pequenas, quadradas ou redondas, entre muitas possibilidades.

Atenção com o reflexo

Embora pareça uma dica básica, é de fundamental importância: cuidado com a imagem que será refletida no espelho. Ou seja, a primeira regra é não posicioná-lo na direção do que você não quer que seja refletido.

Cuidado também para não posicionar sobre móveis que coincidam com a parte de trás da televisão: a peça vai refletir as imagens, o que pode cansar a vista. A mesma regra vale para locais com lâmpadas – a luz deve refletir indiretamente, para não causar desconfortos.

Atenção ainda ao colocá-lo em frente a uma janela. Se a visão é de uma paisagem bonita, como um jardim, o espelho vai deixar o ambiente ainda mais bonito; caso contrário, se refletir uma vista muito cinza, melhor utilizá-lo em outra parede.

Iluminação

Espelhos também são ótimas peças para ajudar a compor a iluminação de um ambiente. Se o seu cômodo tem boa incidência de iluminação natural, coloque-o na direção dos raios e valorize essa iluminação, que será distribuída dentro do cômodo.

Quer utilizar a peça em um cômodo de iluminação prioritariamente artificial? Você pode utilizar a mesma técnica. Nesse caso, os feixes de luz é que serão refletidos no ambiente, deixando-o mais iluminado.

E você, gostou das nossas dicas de como utilizar espelhos na decoração? Conte pra gente e compartilhe essas ideias com os seus amigos nas redes sociais!