Você sabe o que é domótica?

Este termo surgiu da fusão da palavra “Domus”, que em latim significa casa, com “Robótica”, que caracteriza a automação de uma atividade. Começou a ser usado na França, na década de 80. Nos bairros novos de Paris, os edifícios ganharam um sistema eletrônico que interligava a iluminação, os controles de temperatura ambiente e os equipamentos de segurança.

Conheça as vantagens que a domótica pode trazer para sua vida

Com o avanço das tecnologias digitais a domótica foi se tornando cada vez mais comum e acessível. O uso de dispositivos para automatizar as tarefas e as rotinas de uma casa, apartamento, escritório – ou de prédios inteiros – hoje permite o controle de temperatura, iluminação, telefonia, funcionamento da TV, home theathers, equipamentos de som, alarmes e câmeras de segurança a partir de uma central de comando inteligente, ligada à internet, o que possibilita ser acessada remotamente, de onde o dono do imóvel estiver.

Mas as aplicações da domótica vão ainda muito além.

Você já pensou em não ter mais que se preocupar se vai chover e você esqueceu as janelas abertas? Com a domótica, sensores vão detectar a umidade do ar e a velocidade do vento, fechando as janelas automaticamente quando houver necessidade. Facilidades como essa estão disponíveis e cada vez mais utilizadas. A domótica veio tornar a vida mais confortável e segura, substituindo a ação do homem em tarefas que podem ser executadas de modo fácil, integrado e remoto. Sua aplicação prática se tornou uma preocupação de arquitetos que procuram personalizar os sistemas, adequando-o às necessidades dos usuários de cada um de seus projetos.

Quer saber mais sobre as vantagens que a domótica pode trazer para sua vida? Então continue a ler esse texto.

Conheça as vantagens que a domótica pode trazer para sua vida

Iluminação

O uso de sensores permite controlar a iluminação de uma casa de forma programada, economizando energia e garantindo o conforto dos moradores. Ao detectar a presença de uma pessoa, as luzes de um cômodo se acendem automaticamente. E se apagam quando o movimento cessar. Da mesma forma, a iluminação externa pode ser programada para acender ao escurecer e apagar-se quando o dia clarear. E, se você sair de viagem ou passar a noite fora, poderá programar para que as luzes dos cômodos se acendam de forma alternada, dando a impressão de que há alguém circulando pela casa.

Climatização

Quem não gosta de chegar em casa após um dia de trabalho e encontrar o quarto refrigerado, a uma temperatura agradável? A programação remota de horários para ativar e desativar o ar-condicionado é outra facilidade da domótica. Além de conforto, isso representa economia de energia. Sensores também podem contribuir para o controle da temperatura, fechando cortinas e persianas das janelas automaticamente, sempre que o calor ou o excesso de luminosidade ultrapassar determinados níveis.

Sonorização

Com o uso da domótica, o sistema de som ambiente de uma casa pode funcionar de forma compartimentada. Ou seja, em cada cômodo o usuário pode ouvir uma playlist diferente, de acordo com o seu gosto, acionando os controles a partir de seu smartphone, computador ou tablet.

Segurança

Câmeras conectadas à internet permitem monitorar sua casa de onde você estiver. Ligadas a um sistema de alarmes, essas câmeras também podem funcionar como sensores, acionando sirenes, gravando as imagens e comunicando a invasão à polícia ou a uma empresa de segurança, em tempo real, o que torna mais ágil a reação. O mesmo sistema serve para que você tome conta das crianças em casa, monitorando seus movimentos onde estiverem. E tem mais: através de leitura biométrica ou facial você pode limitar o acesso a sua casa apenas a quem mora com você ou pessoas autorizadas.

Zeladoria

A domótica também pode funcionar como um verdadeiro zelador na sua casa. O sistema de sensores, também interligados à internet, funciona para detectar vazamentos de gás e de água, além de detectar possíveis riscos de incêndio pela presença da fumaça.