O quarto deve ser o cômodo mais aconchegante da casa, o nosso refúgio para curtir um bom filme, ler um livro e descansar da rotina pesada do dia a dia. Para deixar esse espaço ainda mais confortável, além da escolha certa de móveis e decoração, a iluminação do ambiente deve ser levada em consideração para criar uma atmosfera de tranquilidade.

Dicas de iluminação para deixar o seu quarto ainda mais aconchegante.

Para ajudar a criar uma iluminação que seja, ao mesmo tempo, funcional e aconchegante, com um toque de charme e beleza, é claro, trouxemos aqui dicas especiais para um projeto de luzes que realmente faça a diferença em seu quarto. Confira!

Aproveite a iluminação natural

A luz natural proporciona um ambiente ainda mais arejado, além de economizar energia durante o dia. Para um maior controle da intensidade da luminosidade em seu quarto, invista em cortinas persianas, que além de garantirem a distribuição adequada dos raios solares ao longo do dia, também podem dar um toque pessoal à decoração do seu quarto.

Invista na luz indireta

A iluminação indireta é aquela em que a luminosidade incide sobre uma superfície, e só depois é refletida para outros pontos do ambiente de forma harmoniosa e uniforme. É perfeita para um ambiente intimista como deve ser o quarto. 

Distribua os pontos de luz

Para manter a iluminação uniforme, capaz de criar um ambiente confortável e que valorize todos os espaços, distribua diferentes pontos de luz de forma estratégica pelo ambiente. Uma dica é utilizar sancas de gesso com lâmpadas embutidas dando um toque de modernidade ao quarto. Arandelas nas paredes e fitas em LED ao entorno da cama ou em outros móveis também são alternativas que têm sido bastante utilizadas.

Aposte em luminárias de cabeceira

As luminárias e abajures de cabeceira são itens que não podem faltar no quarto. Ao lado da cama, ou no teto, com foco sobre a cabeceira, garantem a iluminação para quem quer ler antes de dormir.

Prefira lâmpadas inteligentes

Para uma experiência ainda mais incrível, opte por lâmpadas e interruptores com dimmer ou sistemas inteligentes que permitem o ajuste da intensidade de luz por meio de controle remoto ou aplicativos em seu smartphone, adequando a luminosidade do ambiente de acordo com o clima e a funcionalidade desejada, seja para criar um quarto mais romântico ou se maquiar, ler um livro ou maratonar a série favorita. Viram como é fácil? Com alguns passos bem simples, é possível criar um projeto de iluminação aconchegante e funcional para o seu quarto.