Você sabia que em 18 de junho é comemorado o Dia Nacional da Imigração Japonesa? No início do século XX, com a crise do modelo econômico japonês (passagem do sistema feudal para modernidade), em 1908, desembarcaram as primeiras 165 famílias japonesas no Brasil, por meio do Kasato-Maru, primeiro navio com imigrantes do País.

Com o passar dos anos, esse número só cresceu. Em 1940, por exemplo, eram 179 mil japoneses e, quarenta e oito anos mais tarde, nossas terras recebiam por volta de 1,3 milhão de nipônicos.

Atualmente, há cerca de 1,5 milhão de descendentes e imigrantes que possuem raízes da Terra do Sol Nascente. A data, que há 111 anos representava um importante marco cultural, é celebrada em diversas regiões do Brasil. Em São Paulo, não é diferente!

dia-nacional-da-imigracao-japonesa-em-sao-paulo

Conheça alguns locais históricos e culturais japoneses presentes na capital paulista:

Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil: Localizada na Rua Joaquim, 381, no bairro da Liberdade, a atração foi desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, em 18 de junho de 1978. Com mais de 97 mil peças culturais em seu acervo (fotos, vídeos e filmes), o museu dispõe de histórias de famílias japonesas e como elas chegaram ao Brasil a partir de relatos dos imigrantes.

Bairro da Liberdade: Situada na Zona Central da cidade, a região é reconhecida pela forte presença da cultura japonesa, sendo considerada o maior reduto da comunidade japonesa do mundo. Um dos principais destaques do bairro é a Feirinha da Liberdade, um ótimo programa aos fins de semana, perfeito para toda a família.

Japan House: Criado pelo governo do Japão, o projeto é um ponto de difusão de elementos da cultura japonesa para a comunidade internacional. A Japan House também está localizada em mais duas cidades ao redor do mundo, em Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Integram a casa diversas opções de comidas, produtos e atividades de lazer.

Não deixe de visitar as atrações e conhecer a bela história da Terra do Pôr do Sol.

Aproveite!