Se tem algo que não sai de moda é o estilo de decoração vintage! Afinal de contas, apesar de vivermos em tempos modernos, o passado sempre tem o seu charme e valor. Confira aqui neste post algumas dicas para se inspirar a aplicar uma decoração vintage em seu apartamento.

A origem do termo vintage

Primeiro, um pouco de história antes de seguirmos com as dicas. A expressão vintage tem origem anglo-francesa, sendo inspirada do latim “vindemia”, que significa “colheita de uma vinha”. O termo é utilizado pelos produtores de vinho para designar uma safra ou ano de boa colheita de uvas. Ao longo do tempo, a palavra foi sendo absorvida pelo universo do design, arquitetura, decoração e até mesmo pelo mundo da moda. No inglês, o termo vintage passou a ser associado às peças e objetos que marcaram uma época, tornando-se clássicas. São considerados vintage os objetos que possuem entre 20 a 100 anos.

decoracao-vintage-saiba-tudo-sobre-o-estilo-e-inspire-se

Decoração vintage

Na decoração, vintage significa clássico e antigo. Uma das principais características da decoração vintage é o uso de flores, tons pastel e principalmente móveis antigos; sejam os herdados pela família ou os garimpados em antiquários. Para ser considerado vintage, esses objetos devem ser originais e não é comum que se façam modificações em sua restauração. Esse tipo de decoração costuma dar um ar clássico aos ambientes.

Qual a diferença de vintage para retrô?

Muita gente se confunde. Até porque os dois estilos estão de certa forma interligados e muitas vezes aparecem juntos num mesmo ambiente. De forma simplificada, na decoração, vintage refere-se ao uso de peças antigas originais, enquanto o retrô significa a utilização de elementos que fazem alusão a determinado período, em outras palavras: o novo com cara de antigo.

Para dar um exemplo prático sobre diferenças na mobília, por exemplo, podemos dizer que os móveis vintage eram feitos com madeiras tipo jacarandá; já o estilo retrô, por exemplo, pode ser esculpido em madeiras menos nobres, como a peroba, que recebe acabamento para ficar com a aparência similar às madeiras antigas.

3 dias para montar uma decoração vintage

1 – Aposte em cores neutras e tons pastéis: As cores são muito importantes na decoração vintage, pois são responsáveis por esse resgate ao passado em um ambiente. Bege, marrom, branco e cinza-claro são excelentes opções para cobrir grandes superfícies, como pisos, tetos e paredes, e podem aparecer tanto na forma de tinta quanto nos revestimentos, como cerâmicas, pastilhas, ladrilhos, laminados.

É possível ainda criar uma atmosfera vintage apostando em cores, como lilás, azul-turquesa e verde água. Essas tonalidades podem ser complementadas por objetos com acabamento dourado ou acobreado.

Móveis

Sabe aquele espelho com moldura de madeira trabalhada em arabescos? Eis um belo exemplo de um móvel para o banheiro de decoração vintage. Outras ideias para o banheiro são, por exemplo, a presença de azulejos em tons pastel.

Agora vamos imaginar o quarto. Às vezes, um único móvel é capaz de propagar a atmosfera vintage, como uma poltrona de design modernista e a presença de almofadas em tons vinhos e alaranjados, de preferência aveludadas no acabamento. É a receita ótima para uma decoração no estilo.

Lembre-se que o móvel pode ser herdado pela família ou até mesmo garimpado em antiquários.

Objetos de decoração

Lembre-se da regra do estilo: os objetos de decoração precisam ser antigos de verdade. Uma vitrola, uma máquina fotográfica ou um telefone antigo são algumas peças capazes de trazer o espírito vintage a qualquer decoração.

Os vasos de plantas também entram na decoração vintage e podem ser grandes aliados na hora de imprimir o estilo. Isso porque você tem a oportunidade de reciclar outros objetos de decoração, transformando-os em estilosos cachepôs. Uma sopeira de porcelana ou até mesmo uma xícara podem ser lindos vasos de plantas para apartamento.

Gosta de música? Os discos de vinil mantêm o charme característico da década de 70. Quem possui coleções de discos saiba que está adicionando um item e tanto à sua decoração vintage. Especialmente se os discos estiverem acompanhados de uma vitrola funcional.