Você acha que o moderno e o antigo podem conviver em harmonia? Durante muito tempo, essa mistura de estilos foi um tabu. Porém, cada vez mais se torna uma tendência entre decoradores e arquitetos. Sim, o uso de móveis e objetos retrô está na moda na decoração. E isso é ótimo para dar um toque especial a sua casa ou resgatar lembranças do seu passado sem perder a praticidade e o conforto dos tempos atuais.

Como, então, combinar elementos que aparentemente “não conversam” entre si? Para ajudar você a personalizar a decoração usando móveis e objetos retro, preparamos aqui algumas dicas para cada ambiente da sua casa. Mas lembre-se: a sua história e o seu gosto são as coisas mais importantes que você precisa levar sempre levar em conta na hora de decorar.


A importância das cores
A escolha de móveis e objetos retrô para compor a decoração da casa deve considerar sempre os tons dominantes em cada ambiente. Essa é uma regrinha básica. O contraste de cores é importante para dar leveza e acolhimento.

Em um cômodo que tenha paredes com tons mais neutros, como branco, gelo ou bege, e onde os móveis são claros, a melhor aposta são as peças antigas mais coloridas. Se a cor das paredes for mais quente e os móveis de madeira mais escura, os itens retrô precisam ser em tons pastel, mais suaves.

Agora que você já sabe disso, veja algumas ideias que pode colocar em prática em cada cômodo da sua casa.


Decoração retrô na sala
O segredo nas salas é combinar móveis modernos, de linhas retas, laqueados, em madeira envernizada, vidro ou metal, com elementos vintage, envelhecidos e de formas arredondadas. Objetos antigos que fazem parte da sua história como máquinas de escrever, câmeras fotográficas, relógios e lanternas, por exemplo, dão um toque intimista e aconchegante ao ambiente, assim como pinturas, fotos em sépia, preto e branco ou pôsteres antigos nas paredes.


Decoração retrô nos quartos
Já nos quartos, onde cama e armários são claros, paredes neutras, o toque vintage fica por conta de cômodas e penteadeiras arredondadas, com detalhes cravados, em cores vivas ou madeira escura. Banquetas e puffs no mesmo estilo completam o ambiente. Cortinas ou papel de parede em estampas florais também proporcionam uma volta ao passado com charme e leveza.


Decoração retrô na cozinha
Por fim, temos a cozinha. Geladeiras antigas, curvilíneas, brancas ou em cores vivas como vermelho, amarelo e azul têm ganhado cada vez mais espaço. Elas combinam perfeitamente com armários planejados, laqueados e com portas de vidro. Batedeiras, liquidificadores, fogareiros e torradeiras vintage podem ficar expostos sobre a bancada, dando um toque ainda mais especial ao ambiente.

Gostou das ideias? Ah, mas temos mais uma dica importante: se você é daquelas pessoas que curte lembranças, quer preservar sua história pessoal e a da sua família, com certeza também quer fazer uso delas para a decoração, não é mesmo? Por isso, é importante ressaltar que é preciso tomar cuidado para evitar excessos. Peças retrô são sempre bem-vindas, é claro, mas não podem sacrificar a circulação nem a funcionalidade do ambiente. É importante cuidar para que cada móvel ou objeto se encaixe perfeitamente no espaço.