Ano após ano, a decoração escandinava segue em alta entre os projetos de design de interiores.  Plural e autêntico, este estilo mantém particularidades, sendo ao mesmo tempo aconchegante, minimalista e rústico. Atenta às principais tendências do mundo da decoração, a EZTEC destaca algumas dicas, informações e curiosidades sobre essa proposta contemporânea e repleta de personalidade.

Como utilizar a decoração escandinava na sua casa

Afinal, qual a origem da decoração escandinava?

O termo “Escandinávia” originou-se na época do antigo Império Romano. Terras situadas ao norte da Germânia formavam uma ilha chamada Scania: daí o surgimento da palavra. Atualmente, formada pelos países nórdicos Noruega, Dinamarca e Suécia, a Escandinávia localiza-se na região ao norte da Europa.

Por se tratar de uma região onde o inverno é rigoroso e os dias não costumam ter mais de 7 horas de sol, criou-se uma cultura típica local que valoriza o “passar mais tempo dentro de casa”. Por consequência, as pessoas ao longo das décadas passaram a apostar na decoração e no bem-estar da família. A preferência de todos foi em transformar o lar em um verdadeiro ninho, com muito aconchego e conforto para morar e receber os amigos.

Tons claros e neutros

A utilização de uma paleta monocromática é a principal marca da decoração escandinava. As tonalidades são os principais fatores para tornar os ambientes mais claros, sem depender da iluminação externa. Cores claras nos móveis e paredes acabam sendo verdadeiros difusores de luz. Para dar um contraste ao ambiente, aposte em elementos decorativos que apresentem cores, como o cinza, o bege e o nude.

A Iluminação

É outro ponto alto deste estilo decorativo, já que se trata de uma decoração oriunda de uma região que tem em média 7 horas de luz solar por dia durante o inverno. Logo, ter uma iluminação se torna essencial, não é mesmo? Invista em janelas com metragens maiores, que permitam o melhor aproveitamento da luz natural. Pontos escuros devem ser evitados e a iluminação é mais contemplada de maneira que se forme uma atmosfera aconchegante.

O minimalismo

O minimalismo, que é focado no “menos é mais”, é um dos principais pilares deste estilo. A principal premissa é a de que não se deve exagerar na hora de utilizar objetos decorativos nos ambientes. A proposta é que os ambientes fiquem mais livres e sejam mais bem aproveitados. As linhas são retas, passando pelo design do mobiliário aos revestimentos, mantém a harmonia estética do espaço decorado.

O auge da simplicidade

A decoração escandinava é um dos estilos mais democráticos do mundo de design de interiores. Isso ocorre pelo fato de que em ambientes desse tipo, podem ser utilizados materiais que podem ser encontrados na natureza e carrega características na decoração rústica, por exemplo. Trata-se de uma proposta que não exige muito investimento financeiro, estimulando você a praticar o DIY (Do it yourself – faça você mesmo).

Agora que já conhece mais sobre a decoração escandinava, o que acha de tornar seu ambiente mais nórdico possível?