Atualmente, os espaços gourmet dos apartamentos mais modernos contam na sua composição com coifas ou exaustores. Afinal, ninguém gosta que a fumaça, o cheiro e o calor da preparação dos alimentos se espalhem pelo ambiente. Antes da escolha de um dos eletrodomésticos é importante saber a diferença entre ambos.

Mas qual é a diferença entre coifa e exaustor?

decoracao-entenda-qual-e-a-diferenca-entre-coifa-e-exaustor

Coifas

Trata-se da alternativa com visual mais moderno e com design sofisticado, além de oferecer a melhor potência de sucção. Conta com dois modos de funcionamento: exaustão e depuração. No modo exaustor, é necessária a instalação do duto por onde o odor e vapor sugados serão encaminhados para fora do lar. A saída externa pode ser feita no teto ou na parede.

Existem três possibilidades de instalação da coifa, afetando diretamente na escolha de qual modelo adquirir. A forma mais convencional é fixá-la na parede, sobre fogões e cooktops. Há ainda a alternativa da coifa de ilha, fixada no teto, mais comum em espaços gourmet abertos.

Exaustor

Já o exaustor é um aparelho com dimensões pequenas instalado na parede. É mais encontrado em casas do que em apartamentos, já que requer a alteração da fachada para a instalação.

A principal função do exaustor é trocar o ar quente do ambiente pelo frio, que está do lado de fora, garantindo que o espaço fique livre de cheiros, umidade e fumaça. Porém, a sua capacidade para retenção de gordura é menor do que a de depuradores e coifas.

Agora que você já sabe qual é a diferença entre coifas e exaustores, entenda como escolher o modelo ideal para o seu apartamento.

Saiba como escolher a coifa ou exaustor:

Antes de realizar a compra de uma coifa, depurador ou exaustor, é importante verificar qual tipo de instalação é possível na cozinha e se o tamanho é compatível para a troca do ar.

Para chegar à conclusão se o modelo escolhido tem a vazão ideal para o ambiente, é realizado um cálculo, considerando o volume do ambiente (largura x comprimento x altura), multiplicando pela quantidade de vezes que o ar precisa ser renovado. O resultado é a vazão mínima que a coifa ou exaustor precisa ter. Vale ressaltar que toda e qualquer grande modificação estrutural em apartamentos deve contar com o acompanhamento de profissionais especificadores, que poderão auxiliar os moradores para que o projeto seja seguro e organizado!