Confortáveis, descolados e, acima de tudo, muito versáteis. Os puffs são uma espécie de coringa na decoração de uma casa: ficam bem em qualquer ambiente, ocupam pouco espaço e têm as mais variadas funções.

Decoração com puff: 5 dicas para deixar a casa bonita e confortável

Sim, engana-se quem acha que o puff serve apenas para substituir uma cadeira, uma poltrona ou mesmo um sofá. Em diferentes formatos e tamanhos, eles também podem servir como uma mesinha de apoio ou como descanso para os pés, por exemplo, dando ainda um toque de charme na sua casa.

Quer saber então como pode inserir o puff na decoração e aproveitar o máximo dessas peças? Anote aí as nossas dicas:

1 – Avalie bem o espaço

Apesar da praticidade e da versatilidade dessas peças, é preciso tomar alguns cuidados na hora de comprar um puff. Até porque, se ele for mal utilizado, pode virar um problema a mais, atravancando o ambiente. Por isso, sempre avalie o espaço disponível em cada cômodo.

Considere o tamanho e a posição dos outros móveis – sofás, poltronas, mesas, estantes etc. – para garantir uma boa circulação. O ideal é deixar cerca de 70 cm de cada lado dessas peças (e do seu puff também).

2 – Como substituir sofás e poltronas por puffs

Em apartamentos pequenos, como os estúdios e conjugados, o puff é sempre uma ótima pedida para racionalizar a ocupação do espaço e, ao mesmo tempo, deixar o ambiente aconchegante e descontraído. Assim, uma boa ideia para esse tipo de imóvel é substituir o sofá e as poltronas por um conjunto de puffs.

Você pode optar por uma combinação de cores que dê um ar ainda mais jovial ao ambiente. Ou, se preferir, para ter ainda mais área livre, também pode deixá-los sob um aparador ou sobre o armário só retirando quando receber visitas, por exemplo.

3 – O puff e suas utilidades

Como já falamos, o puff pode ter outras funções. Para que isso aconteça, é preciso fazer a aposta certa, escolher o modelo e o material que atendam as suas necessidades. Há puffs sobre base de madeira ou de ferro, revestidos de couro, de fibras sintéticas ou naturais. Há, também, diferentes formatos: redondos, quadrados ou maleáveis.

Se você quer usá-lo como mesinha de apoio, por exemplo, tem de escolher um modelo que tenha a parte de cima lisa e plana. Se o objetivo for usar como descanso para os pés, deve levar em conta a altura do sofá ou da poltrona que vai compor. Agora, se a ideia é se jogar no puff para assistir TV ou ler um livro, os maleáveis são a melhor escolha.

4 – Cuidados com a conservação do puff

Outro ponto importante na escolha do material do seu puff é o ambiente em que ele vai ficar. Se ele ficar na sala de estar, para uso diário, precisa escolher peças que tenham um revestimento mais resistente, como couro ou brim.

Agora, se a ideia for colocar na varanda do apartamento – uma solução cada vez mais indicada por decoradores – tecidos impermeáveis ou mesmo madeira e vime são os materiais mais indicados, já que resistem melhor à exposição ao sol e à chuva. 

5 – Escolha o puff que combine com você

Resolvido o lugar e o tipo de puff que você precisa, chegou a hora de dar um toque de exclusividade à decoração da sua casa. A escolha da cor e da estampa vai fazer toda a diferença e personalizar o ambiente.

Se os móveis e a pintura das paredes forem em tons mais neutros, sua melhor opção são aqueles com cores vivas, como o azul, vermelho ou amarelo. Você também pode optar por estampas coloridas e bem alegres.

Se preferir um ambiente mais sóbrio, escolha puffs em tons pastéis ou escuros, ou mesmo em cores como preto, cinza, marrom ou branco.