Alguns estilos fazem muito sucesso no mundo da moda também ganham grande visibilidade no universo da decoração. É o caso do “boho”, também conhecido como bohemian. O estilo possui referências étnicas, hippie, orientais, punk e alguns toques dos estilos românticos, country e vintage.  Pensando nessa fusão de muito sucesso, a EZTEC preparou algumas dicas quem deseja conhecer um pouco mais sobre essa tendência ou até decorar a sua casa no estilo boho.

Saiba como utilizar esse estilo na sua casa

Como surgiu o estilo boho?

Apesar de ter ganhado destaque nas ruas de Londres, em 1970, por conta do movimento hippie, o boho nasceu na França, em 1920, através do ativismo francês na busca de associar moda e arte.

A proposta deu certo e o estilo saiu do mundo fashion e conquistou as decorações dos lares, trazendo muita ousadia e personalidade para as residências.

Abuse das cores

Apesar de ser conhecido por proporcionar a mistura de muitas cores no mesmo ambiente, o estilo pede uma harmonia entre elas. Tons de marrom, bege, verde oliva, preto e laranja são os queridinhos. Outras nuances também se destacam como amarelo, mostarda, roxo e tons brilhantes, como prata e dourado.

Como o boho proporciona uma liberdade, a mistura de cores e estampas é comum. Porém, os tons neutros sempre serão a base. A dica é você optar pelo bege, verde ou marrom para iniciar a decoração. A partir dessa escolha, você pode criar combinações diversas, que tenham uma conexão entre si.

Aposte em decorações ousadas, mas sem se esquecer do equilíbrio.

Tecidos e Mantas

Minimalismo não faz parte do estilo boho, então está liberado misturar e inovar na decoração com o uso de tecido, mantas e almofadas. A dica com os tecidos é trabalhar em uma sobreposição entre tapetes, usando modelos de cores ou estampas diferenciadas. Para as mantas e almofadas, aposte em tecidos com estampas étnicas.

Nesse estilo de decoração, você pode variar os tecidos no mesmo ambiente, por exemplo, ter um sofá de couro, almofadas de veludo e tapetes em linho.

Plantas

Sim, as plantas são uma das características essenciais nesse estilo. Isso se deve pela inspiração no estilo hippie onde se preza pela leveza dos ambientes. Pensando nisso, dê preferência para as plantas naturais e invista em arranjos e folhagens pelos ambientes. Se não tiver espaço apropriado para isso, as melhores opções, sem fugir do estilo, são as suculentas, cactos e um jardim vertical.

Materiais Naturais

Sabe aquele artesanato de palha que você comprou e não sabe onde usar? Essa decoração permite você criar uma composição maravilhosa no modelo boho.

Use sua criatividade criando cenários com peneiras e sousplats nas paredes, cestos e cachepots para compor com as plantas, por exemplo.

São diversas opções de materiais naturais, como a palha de milho, palha de carnaúba, rattan e fibra de taboa, que combinam com o boho. O objetivo é dar usos diferentes do comum para esses objetos criando um charme inesperado.

Mobília

Para não errar na hora de mobiliar a sua casa, aposte nos móveis de madeira, com estilo vintage e que transmitam um ar rústico. Essas opções proporcionam um charme e conforto aos ambientes.

Para os sofás e estofados, dê atenção para os modelos amplos e confortáveis, sem formas rígidas e sim com formatos arredondados. Pufes também são bem-vindos na proposta. Essas dicas foram interessantes para você? Caso esteja pensando em investir nesse modelo, lembre-se que a liberdade é o sinônimo para a decoração boho. Então, priorize o conforto sem renunciar à sua criatividade.