O Museu de Arte de São Paulo (MASP), localizado na Avenida Paulista, foi fundado pela arquiteta ítalo-brasileira Achilina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi. Embora construído em 1947, a inauguração do espaço cultural na popular região da capital paulista aconteceu somente após 21 anos de fundação, em novembro de 1968.

curiosidades-sobre-a-construcao-do-masp

Inicialmente, o museu foi projetado em quatro andares do prédio comercial do Diários Associados, o terceiro maior grupo de mídia do Brasil na época, com 34 jornais, 36 emissoras de rádio, editora de revista e 18 estações de televisão, incluindo a TV Tupi.

A iniciativa surgiu com o jornalista e empresário Assis Chateaubriand, que colaborou com a inserção da televisão no país com a criação da TV Tupi, juntamente com o crítico de arte italiano Pietro Maria Bardi. A ideia era criar um espaço para a disseminação da cultura e arte no Brasil.

Ao decorrer do tempo, o terreno foi doado à Prefeitura Municipal de São Paulo com a contrapartida de não levantar estruturas que escondessem as paisagens da Av. Nove de Julho. Por isso, até hoje o vão do MASP é aberto e preserva a beleza natural do local, em meio a diversos prédios comerciais da Avenida Paulista.

Para formar o acervo cultural do museu, Assis e Pietro realizavam viagens pessoais à Europa para adquirir artefatos históricos.  E foi assim que os empresários conseguiram a primeira arte: o quadro ‘Retrato de Mulher’, de Picasso. Atualmente, o espaço conta com mais de 10 mil obras dos mais variados artistas, de Van Gogh a Candido Portinari.

Além do acervo de quadros, o MASP possui ainda outros núcleos de arte, divididos em fotografia, design, gravuras, desenhos, arqueologia, esculturas, peças de tapeçaria e vestuário. Os horários de funcionamento são: de terça-feira, das 10h às 20h (bilheteria aberta até 19h30), e de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h (bilheteria aberta até 17h30).

É mais um marco histórico de São Paulo que vale a pena conhecer!