A iluminação de cada ambiente exige cuidado e critério, já que é o toque final para tornar o espaço moderno, estiloso e até mesmo seguro. O importante é se atentar às particularidades de cada ambiente e caprichar na escolha dos itens que irão compor os projetos de iluminação. Para ajudá-lo nesse desafio, levantamos algumas dicas para acertar nas escolhas para cada local do lar.

Dicas para escolher a melhor iluminação para cada ambiente

Cozinha

A iluminação da cozinha exige cuidados especiais, pois as atividades executadas no espaço demandam que o local seja muito bem iluminado, evitando possíveis acidentes domésticos. A dica é optar pela iluminação uniforme, sem variação de tonalidades. Caso o espaço conte com um balcão de cozinha para preparação de alimentos, é possível incluir luminárias pendentes para ampliar a visibilidade do local. Coringas e eficientes, as lâmpadas em LED são ótimas opções, uma vez que garantem economia na conta de luz, se comparadas aos demais modelos.

Banheiro

Para o banheiro ficar com o nível de claridade correto, é essencial que a iluminação seja uniforme e intensa. Uma dica é inserir uma luz central para que todo o ambiente fique iluminado. Apostar em spots ou fitas em LED embutida no espelho para facilitar as atividades, como se barbear e maquiar, é uma alternativa inteligente, pois essa iluminação de forma lateral não cria sombras no rosto. A escolha da iluminação ideal para banheiro garante estilo e personalidade ao ambiente.

Quarto

O quarto demanda de dois tipos de iluminação: central e uniforme, que clareie todo o ambiente. Normalmente, são utilizados pontos de luz de cima para baixo, como as luminárias de teto, que oferecem iluminação mais intensa e difusa. As luminárias de mesa ou abajur, para a mesa de cabeceira que ficam ao lado da cama ou na penteadeira, oferecem conforto no momento da leitura e ajudam quando o morador necessita levantar-se da cama com as luzes apagadas.

Sala de Jantar Para quem deseja ousar e tornar a sala de jantar um verdadeiro espaço de destaque do lar, a dica é criar um ambiente mais moderno, aconchegante e requintado. Uma opção é criar dois focos de luz em cima da mesa com pendentes ou optar por arandelas internas que ficam na parede e geram uma iluminação indireta. Uma alternativa é utilizar um lustre pendente central com um dimmer para controlar a intensidade da iluminação.