A tecnologia está presente em diversos momentos do nosso dia a dia, mas você sabia que ela é muito útil quando o assunto é renovar os cômodos da casa? Com a ajuda de alguns aplicativos, é possível mudar diversos ambientes com baixo orçamento, apostando apenas na decoração. Para facilitar essa missão, separamos cinco apps que fazem toda a diferença na hora de transformar os espaços do lar.

Confira cinco aplicativos que podem te ajudar na decoração

1 – Reforça simples
Para quem vai começar a renovar a casa e quer ter um controle financeiro, esse aplicativo é a melhor opção. Com as versões gratuita e PRO — ambas disponíveis para aparelhos com sistema Android ou iOS, o aplicativo facilita a elaboração de orçamentos. Basta acrescentar itens e quantidades de tudo o que deseja fazer para ter uma lista de despesas detalhada, que pode ser salva no próprio app ou enviada por e-mail em formato de planilha.

2- Paint Tester
Uma das maiores dúvidas na hora de decorar o ambiente é mudar ou não a cor das paredes. Entre os aplicativos de decoração, o Paint Tester é perfeito para saber se o tom desejado vai combinar com os móveis. Com o ambiente bem iluminado, basta apontar a câmera para uma parede e selecionar a tonalidade da paleta de cores disponível, assim, será possível ver em tempo real o cômodo com a nova cor. O aplicativo está disponível gratuitamente para dispositivos iOS e Android.

3- MagicPlan
Perfeito para quem deseja mudar os móveis ou apenas trocar os que já possui de lugar, esse aplicativo pode ser usado em todos os ambientes para descobrir as medidas corretas dos cômodos. De fora prática, basta inserir as fotos de cada cômodo da forma que está, com móveis ou sem eles, para o app medir e transformar os cálculos em uma planta virtual. Disponível para iOS e Android, com versões gratuita e PRO, o MagicPlan é exclusivo para celulares que possuem giroscópio.

4- iHandy Level
Na hora de pendurar qualquer coisa na parede, é muito importante acertar o nivelamento para evitar prateleiras e quadros tortos. Disponível gratuitamente para aparelhos Android e iOs, o iHandy Level verifica o nivelamento dos objetos posicionando o celular em qualquer superfície plana. Depois, é só aproximar o aparelho do objeto que deseja inserir e seguir as instruções do aplicativo.

5 – Viva Decora
Inspiração nunca é demais quando o assunto é decoração. Com o aplicativo Viva Decora, é possível encontrar milhares de projetos elaborados por profissionais brasileiros que estão divididos em 54 ambientes diferentes, como sala, banheiro e cozinha. No aplicativo, o usuário pode salvar as fotos favoritas e entrar em contato diretamente com o profissional de arquitetura ou design de interiores responsável pelo projeto. Disponível para iOS e Android, o app é totalmente gratuito.