As plantas voltaram com tudo quando falamos de estilo e ganharam novamente um destaque, ainda mais quando falamos em imóveis. Uma das tendências observadas pelos designers do ramo imobiliário é o Jardim Vertical. Desenvolvido na França em 1994, o Jardim Vertical logo se tornou uma tendência nas grandes metrópoles do mundo a fora.

Além da parte estética, que cria uma linda paisagem, unindo ainda mais o urbano e a natureza, o Jardim Vertical ajuda a absorver um boa quantidade de CO2, segundo pesquisa na Universidade de British Columbia, que aponta que eles conseguem absorver 6,57 de CO2 por ano.

Conheça um pouco mais dessa tendência abaixo.

como-montar-um-jardim-vertical-em-apartamentos

Afinal, o que é Jardim Vertical?

O Jardim Vertical, conhecido como parede verde, é uma técnica que busca integrar a arquitetura urbana à natureza, como ótima opção para quem deseja criar um jardim mais moderno ou para todos os amantes de plantas em geral e que não têm muito espaço dentro do imóvel.

Além disso, o Jardim Vertical possibilita criar uma atmosfera mais descontraída, limpa e leve, por meio da união de diversas flores, ervas e plantas, que levam aroma para dentro da casa.

Agora, como aplicar um Jardim Vertical no seu imóvel?

A marca registrada dessa técnica de paisagismo é o cultivo em paredes, tanto para compor ambientes internos ou externos. Para facilitar, você pode utilizar vasos que formam um grande painel ou até mesmo mesclar com quadros e prateleiras para deixar o Jardim Vertical ainda mais com a sua cara.

É importante que você opte por plantas e flores menores, como bromélias, jiboias, suculentas, gérberas, azaleias e antúrios, que se adaptam bem aos apartamentos. Abuse da criatividade, das cores e características que cada planta oferece.

Como cuidar do Jardim vertical no seu imóvel?

Para começar, é importante que você evite o acúmulo de água e deixe o ambiente sempre limpo e seco, por isso, é ideal que você adote uma estratégia eficiente de drenagem.

Para evitar o acúmulo de água, prepare uma estratégia eficiente de drenagem. Se você passa a maior parte do tempo fora de casa, dê preferência às plantas que não exigem muitos cuidados.

É muito importante lembrar que, além de um item de decoração, os jardins necessitam de cuidado e atenção especial. Lembre-se de montar o seu jardim próximo a um local que tenha exposição solar, mesmo que por curtos períodos. Identifique a melhor planta para o seu ambiente para que ela cresça saudável e reflita energias positivas, levando harmonia e paz ao local.  Além de ser um item de decoração, os jardins podem ter função terapêutica àqueles que se dedicam aos seus cuidados. Por isso, vale a pena investir tempo nesse pedacinho da natureza, inserido-o dentro de casa.