Antigamente, era muito difícil ter diversas opções de locais para colocar as televisões, principalmente pelo formato quadrado e de tubo. Além disso, o peso poderia impedir que ela fosse acomodada na parede, por exemplo.

Hoje, esse fator está diferente, pois as pessoas escolhem a televisão LED ou LCD, pela resolução da tela, curvatura, conectividade, entre outros pontos.

Mas, você sabia que, antes de comprar a sua TV, é preciso levar em consideração algumas especificações, que vão muito além do modelo de TV? Estamos falando da metragem do cômodo, locais para pendurar e até mesmo se o aparelho ficará em cima de algum móvel.

como-escolher-o-tamanho-da-tv-para-a-sua-casa

Há algumas maneiras de identificar o tamanho ideal da TV para o cômodo do seu apartamento ou, pelo menos, para tentar chegar a uma dimensão aproximada da realidade.

Conheça abaixo as duas formas mais comuns de escolher o tamanho da TV:

Método simples

A primeira dica para escolher o tamanho da TV para a sua casa é medir a distância entre o sofá e a parede em que a televisão será instalada. Para isso, você poderá usar a seguinte fórmula “Distância entre TV e sofá x 18 = polegadas da TV ideal”. Por exemplo, se a distância for de 1,3 metros, o resultado será 24 polegadas.

Método da empresa THX

A THX desenvolveu um método específico de cálculo para saber se a TV cabe no cômodo de um imóvel. A empresa, especialista em padrões de imagem e som para sistemas automotivos, caixas de som, entre outros, define que o ideal é que o telespectador tenha 40 graus do campo de visão, com base na distância do assento até o televisor.

Dessa forma, os tamanhos ideais são: TVs até 32 polegadas – entre 1 e 1,5 metro de distância; TVs de até 42 polegadas – entre 1,2 e 2 metros; TVs de até 50 polegadas – entre 1,5 e 2,3 metros; e TVs de até 60 polegadas – entre 1,8 e 2,8 metros. Já para aparelhos 4K UltraHD, a recomendação é: TV 4K de 50 polegadas, com distância entre 1 e 1,50 metro; TV 4K de 55 polegadas, com distância entre 1 e 1,60 metro; e TV 4K de 60 polegadas, com distância entre 1,21 e 1,82 metro. Com essas dicas, será muito mais fácil não errar no momento de escolher o tamanho da TV para a sua casa. Agora, a diversão está garantida!